X

Projovem Urbano oferece mil vagas em Rio Branco

Professores participam de capacitação para o Projovem

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) na modalidade urbana, está oferecendo 1.000 vagas em Rio Branco, para 2015. O programa do Governo Federal que visa a formação integral do jovem entre 18 e 29 anos, que não concluiu o ensino fundamental, e que busca ainda a inserção no mercado de trabalho, tem início previsto para 23 de fevereiro. No entanto, as matrículas podem ser realizadas até 10 de março.

O curso tem duração de 18 meses, que é realizado presencialmente e à distância. Ao participar do programa, os alunos recebem ainda uma bolsa mensal de R$100,00.

De acordo com a coordenadora-geral do Projovem, Lídia Maria Mota Diogenes, em Rio Branco, estão instalados três núcleos, que funcionam nas escolas Lourenço Filho, Mário de Oliveira e Serafim da Silva Salgado. Em cada núcleo são ofertadas 200 vagas. E, para se inscrever, o candidato basta saber ler, escrever e apresentar o documento oficial com foto. Caso o aluno não tenha documento com foto, ele deve fazer um prova admissional para poder estar apto a cursar o Projovem.

“O ingresso no Projovem é bem fácil. O aluno, para se matricular, basta saber ler, escrever e apresentar um documento com foto. Caso, por algum motivo, ele não tenho esse documento, o aluno fará uma prova para testar seus conhecimentos e, assim, poderá efetivar sua matrícula”, explicou a coordenadora.

Pais e mães que desejam voltar a estudar, mas não têm com quem deixar seus filhos, poderão contar com a Sala de Acolhimento (um espaço criado na própria escola para atender crianças de 0 a 8 anos, no período das aulas). Os alunos recebem ainda um auxílio no valor de R$ 100,00, todo material escolar e didático, além de um jantar, que é oferecido no horário de intervalo das aulas.

Após a conclusão do curso, os alunos recebem certificado de iniciação de qualificação profissional, certificado do curso de informática e certificado de conclusão do ensino fundamental. Eles ganham também o encaminhamento direto para o curso de ensino médio, por meio do Programa Estadual do Ensino Médio (PEEM)

O Projovem Urbano é uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. (Foto: Gleydison Meireles/ A GAZETA)

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: