X

Líder do governo afirma que faculdade estaria reajustando mensalidade acima do teto permitido

Deputado Daniel Zen quer apuração sobre o caso

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre, deputado Daniel Zen (PT), voltou a comentar na tribuna da Casa Legislativa, na manhã de ontem, o impasse entre acadêmicos da faculdade particular União Educacional do Norte (Uninorte) e a própria instituição, quanto ao aditamento no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os estudantes e bolsistas do Fies estiveram na Aleac na última quarta-feira para pedir o apoio dos deputados estaduais para o cancelamento do termo que a instituição de ensino estaria forçando os alunos a assinar no ato da matrícula, onde eles se comprometem a pagar parte do curso, caso o governo não repasse os valores.

De acordo com Daniel Zen, é necessário que o parlamento estadual esteja atento quanto à legalidade dos reajustes realizados nos últimos dias pela faculdade. “Temos que saber se esse reajuste que está sendo cobrado dos alunos pela universidade é justo ou abusivo. Temos que apurar melhor o caso para saber de fato se o reajuste imposto pela instituição está dentro dos parâmetros legais”, complementou.

O parlamentar destacou a entrevista do ministro da Educação, Cid Gomes, em um jornal televiso, na manhã de quinta-feira, na qual ele afirma que faculdades estariam realizando aumentos acima do teto permitido.

“O ministro da Educação, em entrevista, disse que o sistema do Fies não deu abertura para que as faculdades fizessem qualquer tipo de reajuste. O problema é que a Uninorte aumentou 8% do valor de cada semestre dificultando assim a permanência dos alunos naquela instituição”, disse.

Zen comentou ainda sobre a instalação da empresa de Callcenter no Estado do Acre. Segundo ele, Contax, que atua em bancos, prefeituras, empresas áreas, emissoras e operadoras de telefonia chegará ao Acre para a implantação de um callcenter.

“Estou falando de uma das maiores empresas da América Latina e que chegará ao Acre empregando mais de dois mil jovens que, inclusive, já estão em processo de capacitação. A Contax poderia se instalar em qualquer lugar, mas escolheu nosso Estado devido o grande esforço do governo em oferecer uma contrapartida que foi bastante atrativa para empresa, que foi a de qualificar a mão de obra local”, ressaltou.

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: