Ifac vai sediar o maior evento tecnológico da Rede Federal Norte e Nordeste

Evento será realizado de 30 de novembro a 3 de dezembro
Evento será realizado de 30 de novembro a 3 de dezembro

O Acre vai ser a capital nacional do Empreendedorismo Inovador, no período de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2015, com a realização do X Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pela Secretaria de Educação Tecnológica (Setec), e organizado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac).

O Connepi tem o objetivo de congregar a comunidade profissional e acadêmica atuante em diversas áreas do conhecimento, promovendo a socialização do conhecimento e a interação entre todos os que têm interesse no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação e na área da Educação Profissional e Tecnológica.

Para organizar o evento, integrantes da Comissão Organizadora do X Connepi, se reuniram na última sexta-feira, 13, para participar de um workshop com o prof. Marcelo Pimenta, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O palestrante participou da organização do Connepi sediado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em 2014.

Marcelo Pimenta veio a Rio Branco para realizar o treinamento que ocorreu na sala de EAD do Câmpus Rio Branco e teve a participação dos servidores Ifac dos seis câmpus e Reitoria e que participam das comissões. Pela manhã, os coordenadores das comissões tiveram uma reunião com o prof. Marcelo Pimenta e a Secretaria Executiva do evento, realizada na Reitoria.

À tarde, na abertura do workshop, a reitora do Ifac, profa. Rosana Cavalcante dos Santos, falou brevemente sobre a importância do Connepi para o instituto e para o Estado do Acre. “Temos que preparar o pensamento do público do evento, pois temos tudo para crer que o Connepi não será um simples evento, mas um divisor de águas para o IFAC”, declarou a reitora.

Em seguida, o prof. Marcelo Pimenta, contou sobre sua experiência na realização da última edição do congresso e, principalmente, destacou as oportunidades que o Connepi traz para o Ifac e para o Acre, inserindo o estado e os outros Institutos Federais no que Marcelo chama de “maré de inovação”.

Em sua exposição, Marcelo ressaltou ainda a criatividade necessária nas noções de empreendedorismo e inovação tecnológica. Ele mostrou vários exemplos de novidades tecnológicas, e orientou que os professores encorajem a criatividade dos alunos. “O professor deve incentivar as ideias malucas que tenham potencial de gerar produtos inovadores”, propôs.

O workshop continuou com um momento para que todos compartilhassem ideias e sugestões para a preparação do evento. Servidores de todas as unidades do Ifac puderam expor seus pensamentos acerca dos assuntos discutidos, como o Diretor Geral do Ifac/Câmpus Sena Madureira, prof. Marcelo Helder, que salientou a importância de incentivar que os alunos se envolvam no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, e que apresentem os resultados durante o evento.

O treinamento teve seguimento com mais perguntas, comentários e sugestões dos integrantes das comissões do Connepi, e ao fim da tarde foram feitos encaminhamentos para as próximas reuniões. (Assessoria Ifac)

Assuntos desta notícia