Angelim garante apoio efetivo da bancada federal às cidades afetadas pela cheia

Antes de embarcar de volta à Brasília e após cumprir intensa agenda no estado, de visita aos locais afetados pela cheia do rio Acre, o deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC) durante reunião com o governador Tião Viana, garantiu que a bancada do Acre continuará intervindo junto ao governo federal para garantir apoio efetivo às cidades atingidas pela enchente no estado.
“Como coordenador da bancada federal afirmo que temos mantido contato com vários ministérios e órgãos federais no sentido de buscar a ajuda necessária para o Acre neste momento tão difícil, garantindo celeridade para que a liberação destes recursos seja feita de maneira imediata e desburocratizada e, assim, as pessoas que foram prejudicadas possam ter seu sofrimento e perdas amenizados”, enfatizou Angelim.

O deputado destacou a interlocução do deputado Sibá Machado, líder da bancada do PT, e do senador Jorge Viana, vice-presidente do Senado, assim com dos demais deputados e senadores que estão contribuindo e atuando de forma colaborativa. “Estamos fazendo um trabalho em sintonia entre a bancada e com o governo do Estado. Nossa principal missão é interceder em favor da população do nosso estado e todos tem dado sua contribuição”, disse.

Angelim relatou que a bancada entrou em contato com o ministro Patrus Ananias, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), para solicitar a repactuação e renegociação da dívida dos produtores que sofreram perdas com a enchente. A medida seria para ajudá-los a reerguerem seus negócios. O governo estima que só na área de produção o prejuízo é de cerca de R$ 52 milhões.
“Convidamos o ministro para fazer uma visita ao Acre com toda sua equipe e ele garantiu que vira já nos próximos dias”, adiantou Angelim. O deputado disse que a bancada federal interviu ainda, junto à Receita Federal solicitando que o órgão disponibilizasse produtos apreendidos na Região Norte, a fim de que estes produtos e mercadorias possam atender os atingidos pela enchente.

Mais audiências em Brasília – também está prevista para o começo desta semana uma audiência com o ministro das cidades, Gilberto Kassab, para solicitar mais recursos para a reconstrução dos municípios. O objetivo é atender, além de Rio Branco e o Alto Acre, as cidades de Tarauacá, Sena Madureira e Porto Acre. “A bancada federal está à disposição do governo e do povo do Acre, queremos trabalhar para elevar a autoestima da população e ajudá-la a recomeçar”, garantiu Angelim.

Assuntos desta notícia