24 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

24 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Cheia do Rio Acre atinge 20% da Capital, desabriga 6 mil e afeta 53 mil pessoas

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
02/03/2015 - 21:16
Cheia do Rio Acre atinge 20% da Capital, desabriga 6 mil e afeta 53 mil pessoas
Manda no zap!CompartilharTuitar

 O governador do Acre, Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, informam que a cheia do Rio Acre atinge 70 mil pessoas e 18 mil residências na capital. Às 11h desta segunda-feira, 2, o nível alcançou a marca de 17,83 metros. Essa já é a maior cheia da história da capital do Acre. Para amparar as famílias, a prefeitura disponibilizou cinco abrigos espalhados pela capital.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A enchente chegou a 40 dos 212 bairros da cidade, desabrigando 6 mil pessoas e afetando diretamente 53 mil. Normalmente, o Rio Acre na capital apresenta o nível de seis a oito metros e pode ficar abaixo de três metros em períodos de seca.

“Uma tragédia de consequências ainda não medidas. Estamos vivendo um drama social e econômico. São vidas, famílias e pessoas que estão vendo seus bens sendo destruídos. O governo unido com a prefeitura está dando todo o suporte, o governo federal também está sendo solidário, mas essa é uma tragédia de consequências ainda não medidas. Não sabemos o que pode ocorrer nas próximas horas”, declarou o governador.

Com base na avaliação da Defesa Civil, o prefeito considera a situação do bairro Cidade Nova como a mais preocupante no momento atual porque é uma região de curva do Rio Acre, onde a correnteza eleva a força das águas e faz com que ela ´busque´ um outro caminho. O Rio Acre saiu de sua calha fazendo com que cada centímetro que sobe seja exponencial em seus efeitos e o bairro da Cidade Nova acaba sofrendo mais com esses fenômenos.

“É uma situação de grandes riscos”, disse o governador acerca do panorama geral no Estado. Brasiléia, lembrou, terá de ser realocada: 99% dos comércios da orla do rio foram destruídos ou estão em processo de destruição depois que a cidade ficou toda debaixo d´água.  Em Xapuri, completou ele, terá de ser feito um reordenamento urbano.

O governador do Acre destacou também a situação no interior do Acre, nos municípios de Xapuri e Brasileia que também enfrentaram cheias históricas este ano. “Já solicitei a construção de pelo menos 1 mil casas na região de Brasileia, estamos vendo isso, é uma situação muito complicada que o Acre vive neste momento”.

 “Nossa situação requer a ajuda de todos, é uma mobilização”, Marcus Alexandre, prefeito de Rio Branco.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, acrescentou que o município está diante da maior tragédia natural da história da cidade.  “Estamos diante da maior tragédia natural que Rio Branco já viveu, a maior cheia desses 132 anos. Tivemos que fechar as duas pontes no Centro da Cidade e decretamos a calamidade pública, nossa situação requer a ajuda de todos, é uma mobilização”, afirmou Alexandre.

O Rio Acre ultrapassou a cota histórica registrada em 1997, quando atingiu a marca de 17,66 metros. O prefeito decretou estado de calamidade pública, no último domingo, 1°. Apenas os serviços essenciais de limpeza, coleta de lixo e conservação da cidade, atendimento ao público nos Centros de Atendimento ao Cidadão (CAC) e na OCA, serão mantidos. As Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs) e Centros de Saúde, também terão funcionamento normal.

Fotos/Assis Lima
Fotos/Assis Lima

Cheia em RBC - OL  (37) Cheia em RBC - OL  (28) Cheia em RBC - OL  (15)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Boca do Acre decreta estado de emergência pela cheia dos rios

Próxima Notícia

Presidente Dilma Rousseff garante mais ajuda ao Acre

Mais Notícias

Foto: Andeson Leite/ SEASDH
6º destaque

Em Tarauacá, Juntos Pelo Acre entrega 1000 kits de roupas e oferta diversos serviços assistenciais

24/08/2025
Foto: Anne Nascimento
2º destaque

Sérgio Souto celebra 45 anos de carreira e reafirma identidade acreana na música

24/08/2025
Foto: Pedro Devani/Secom
5º destaque

No Acre, entidades sem fins lucrativos podem contratar 100 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

24/08/2025
Foto: Cedida
Geral

Estrela do tênis acreano, João Elias é campeão em dose dupla no AABB Open

24/08/2025
Foto: Alice Leão/Secom/AC
Destaques Cotidiano

Governo federal impulsiona participação social em conferência da pessoa idosa no Acre

24/08/2025
Foto: Gleison Luz/Sesacre
Geral

Programa Melhor em Casa garante atendimento domiciliar e mais qualidade de vida a pacientes no Acre

24/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Senador pediu mais recursos para o Acre em reunião com presidente e ministro

Presidente Dilma Rousseff garante mais ajuda ao Acre

Águas do Rio Acre atingiram o prédio da Câmara

Câmara Municipal de Rio Branco e Aleac suspendem atividades legislativas

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre