O líder do Partido dos Trabalhadores na Casa do Povo, deputado Lourival Marques, apresentou à mesa diretora da Aleac, na sessão de terça-feira, 10, uma indicação propondo a Secretaria Estadual de Educação e Esporte – SEE, que adquira a produção de goma de mandioca dos produtores atingidos pela enchente de 2015. O objetivo é evitar que os produtores tenham prejuízo com a cheia.
De acordo com o deputado, a fim de evitar maiores prejuízos em decorrência da enchente, os produtores optaram por arrancar a mandioca e fabricar goma. Ele pede ao governo do Estado que adote medidas no sentido de auxiliar os agricultores.
“Para evitar o prejuízo total, os produtores decidiram que seria mais viável arrancar a mandioca e produzir goma. É necessário que medidas urgentes de apoio à comercialização do produto sejam tomadas”, disse o deputado.
Lourival destacou que o setor privado não é capaz de absolver toda a produção, portanto, segundo ele, o ideal seria que o produto também fosse adquirido pelo poder público.
“Como o setor privado não tem como adquirir todo esse produto, sugiro que a SEE, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, adquira a produção de goma de mandioca desses produtores”, ressaltou.
O parlamentar frisou que pelo menos 40 áreas rurais sofreram com a enchente do rio Acre e praticamente toda a produção foi perdida. As perdas contabilizadas já ultrapassam R$ 50 milhões.