X

Cheia histórica no Acre adia jogo Rio Branco x Vasco, pela Copa do Brasil

O Acre vive mais um ano de cheias históricas dos seus rios – nas medições desta segunda-feira, o Rio Acre atingiu quase 18 metros, sua maior marca em todos os tempos. Em Rio Branco, Capital do Estado, para onde está marcado o duelo entre Rio Branco e Vasco, pela primeira fase da Copa do Brasil, a situação é crítica. A enchente atinge mais de 51 mil pessoas e 24 bairros da cidade, e o jogo que seria disputado nesta quarta-feira, na Arena da Floresta, teve de ser adiado. O Cruz-Maltino já foi comunicado e cancelou a viagem que aconteceria no fim da tarde desta segunda. Ainda não há uma nova data para a partida.

A CBF ainda não se pronunciou oficialmente. Segundo o assessor Luiz Augusto Nunes, a Diretoria de Competições tomará as devidas providências assim que for notificada.

A Arena da Floresta, local onde será disputado o jogo, fica localizada no Segundo Distrito da cidade, a cerca de 5km do Centro, onde o rio divide os dois distritos. A praça esportiva possui três pontos de acesso: ponte Juscelino Kubitschek, ponte/Avenida Amadeo Barbosa e Via Verde. Segundo a Defesa Civil Estadual, o primeiro foi interditado por conta do nível do rio e dos “balseiros”, como são chamados na região os pedaços de árvores e outras vegetações arrastados pelas águas do Rio Acre.

O monitoramento é feito diariamente para evitar o acúmulo. Neste domingo, a ponte foi fechada para pedestres e veículos. A Avenida Dr. Pereira Passos, uma das opções de saída da Arena, foi tomada pela água e também está inacessível. Em 2014, a ponte Juscelino Kubitschek – ou Ponte Metálica, como é conhecida – foi interditada por conta da operação da Defesa Civil para retirada dos “balseiros”. O procedimento durou cerca de dois dias.

Público
A diretoria do Rio Branco não soube informar a quantidade de ingressos já vendidos para o jogo de quarta. O clube colocou oito mil bilhetes à venda – a capacidade da Arena da Floresta é de 13 mil torcedores sentados, mas houve uma limitação em cumprimento às recomendações da promotora de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Acre (MP/AC), Alessandra Marques.

Os bilhetes, que custam R$ 45 (meia) e R$ 90 (inteira), estão sendo comercializados antecipadamente desde o dia 23, nos seguintes pontos: rede de Supermercados Araújo e CT José de Melo. O Rio Branco espera vender toda a carga para o jogo.

Técnico aprova mudança
Para o técnico do Estrelão, José Araújo, o Zezito, a medida foi acertada. “Precisamos ser humanos. Estamos em um estado de calamidade. Como você vai fazer uma festa com essa situação? É um jogo de festa, não tem jeito. Para a gente foi bom, porque temos alguns jogadores em recuperação. Com esse adiamento podemos ter todos recuperados. Assim, ganhamos tempo para preparar melhor o time”, comentou o treinador.

O zagueiro Victor Hugo, e os volantes Joel e Paulinho Pitbull se recuperam de problemas médicos. A programação do time também mudou. Os jogadores participariam do coletivo apronto nesta segunda-feira, 2, à tarde, mas farão apenas um treino técnico. Na terça, 3, o elenco trabalha físico pela manhã e com bola à tarde. Todas as atividades são no CT José de Melo.

O jogo pela Copa do Brasil seria na quarta-feira, 4, às 22h (de Brasília), na Arena da Floresta. A nova data da partida ainda não foi anunciada pela CBF. O Rio Branco volta a jogar no próximo domingo, 8, às 17h30 (do Acre), quando enfrenta a Amax, de Xapuri, na estreia no Campeonato Acreano 2015.

Categories: ESPORTE
A Gazeta do Acre: