A Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) realiza de 28 de março a 3 de abril 6ª edição da Feira do Peixe e Agricultura Familiar em 2015, que acontecerá no período da Semana Santa. A Feira ocorre simultaneamente na Ceasa, no Mercado Elias Mansour, Mercado da Estação Experimental e Mercado da Seis de Agosto; na Feira de Pescadores da Avenida Amadeo Barbosa; Mercado da Cidade do Povo e na Arena de Esportes Radicais com a Comunidade do Quixadá.
“Nesta edição, a expectativa é que sejam comercializadas 200 toneladas de pescados e 460 toneladas de produtos hortigranjeiros, proporcionando geração de trabalho, aumento da renda e melhoria da qualidade de vida com os atores envolvidos”, disse Paulo Sergio Braña, diretor da Ceasa. A expectativa é que cerca de 130 mil pessoas passem pelos pontos de venda da feira deste ano.
A Feira do Peixe e Agricultura Familiar é uma realização da Prefeitura de Rio Branco, Governo do Estado do Acre e Governo Federal, através de vários órgãos. O evento conta com parceria das organizações de trabalhadores rurais, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) a Federação da Agricultura no Estado do Acre, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, além de empresas privadas como a Distribuidora Hernandes, cooperativa Coopel, Granja Carijó, Recol Veículos e Grupo Estar.
Na Ceasa, a Secretaria Municipal de Saúde estará presente no evento oferecendo orientação e alguns serviços, como os testes rápidos. Os visitantes que se dirigirem à Central podem contar ainda com a Praça de Alimentação que oferecerá um cardápio variado de receitas com pratos de região.
A abertura oficial da feira será no dia 28 de março, sábado às 7h, na Ceasa. De acordo com a coordenação da Central de Abastecimento de Rio Branco, além da venda de produtos, também serão disponibilizadas atrações culturais como músicas regionais e apresentação de grupos de danças e outros. O foco de participantes são piscicultores, agricultores familiares, associações de produtores, cooperativas, empresas privadas, comerciantes, atacadistas da Ceasa, instituições parceiras, empreendimentos solidários, além da população em geral.