O governador Tião Viana se reuniu nesta quinta-feira, 5, com representantes da Fundação Merieux, da França, para tratar sobre a implantação no Acre do primeiro laboratório biomolecular de alta tecnologia em pesquisa em virologia do Brasil. O laboratório será fruto de um termo de cooperação firmado entre o Governo do Estado, a Fundação Merieux e a associação ambiental SOS Amazônia. O investimento é de 1 milhão de euros, oriundos da fundação.
A supervisão da execução do projeto de construção do laboratório será feita pela Secretaria Estadual de Obras Públicas (Seop), e a inauguração das instalações está prevista já para este ano. “Eu quero deixar o agradecimento do Governo do Acre por esta parceria, que representa um grande passo na saúde pública da região amazônica”, agradeceu Tião Viana.
Avanço na saúde pública do Acre
O objetivo principal do laboratório será a atuação na área de estudo e pesquisas científicas, análises clínicas, principalmente para diagnósticos de doenças tropicais como a hepatite, que segundo o representante da Fundação Merieux, François Xavier, é o principal problema no Estado.
“Nosso objetivo é de que o laboratório já comece a funcionar em dezembro, e nós vamos treinar técnicos especialistas para avançar no campo de pesquisas”, contou Xavier. O representante destacou ainda que esse será um caminho de entrada para futuras descobertas, pois as pesquisas feitas serão comparadas com outros estados do Brasil, a fim de conseguir avançar nos resultados dos exames.
A virologia é uma área de laboratório muito específica, de alta complexidade, são exames difíceis de serem feitos, e que exigem muitos requisitos técnicos e de alto custo, mas que fazem parte do dia a dia. Hoje, quando um paciente precisa fazer esses exames no Acre, são enviados para fora do Estado, ou os fazem em empresas terceirizadas.
Tião Viana agradeceu ainda, o secretário-geral da SOS Amazônia, Miguel Scarcello, pelo envolvimento, coragem e sensibilidade da associação, em contribuir com a microecologia das doenças infecciosas.
A Fundação Merieux no Brasil
A fundação tem uma longa história com o Brasil, iniciada com a ajuda prestada durante o surto de meningite que atingiu o país. É o braço filantrópico da holding Merieux, setor que investe em países em desenvolvimento que enfrentam sérios problemas de saúde, com a preocupação da sustentabilidade e do retorno social.
Esse é um projeto complexo que visa atrair para o Brasil recursos para a construção de laboratórios em áreas carentes do SUS, não só para pesquisa, mas também para assistência e formação de recursos humanos.
O médico infectologista do Hospital das Clínicas (HC) Thor Dantas contou que este ano, a Fundação Merieux completa 40 anos no Brasil e quer celebrar esse momento com a entrega do laboratório biomolecular de pesquisa do Acre. (Ana Paula Pojo / Agência Acre)