A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomercio), por meio do Instituto Fecomercio de Pesquisa Empresarial do Acre (Ifepac) pesquisou, entre os dias 2 e 6 de março, o comportamento do consumidor acreano. Em contato direto com 400 pessoas economicamente ocupadas em Rio Branco, foram analisadas informações que resultaram nos indicadores socioeconômicos.
Segundo o levantamento, 85% dos contatados demonstraram preocupação quanto ao assunto, e dizem economizar ao máximo. Além disso, 77% dos consumidores apresentaram disposição em desembolsar mais para adquirir um bem ou serviço de melhor qualidade.
Em relação ao consumo do acreano com bens e serviços adquiridos, 38% afirmar ler as informações contidas em embalagens ou rótulos previamente, mas 68% admitiu não ter interesse nestas questões. Foi pesquisado, também, a importância das “marcas” de bens e serviços e, diante disto, constatou-se que 55% dos entrevistados dizem gostar dos logos mais conhecidos ou com trajetórias mais consolidadas no mercado.
O hábito de consumo pelo acreano, ainda segundo a pesquisa, é alto em um curto espaço de tempo e, apenas no período da pesquisa, 23% dos consumidores revelaram ter feito compras naquele mesmo dia; 20%, no dia anterior; e 15%, entre os dois dias anteriores. Além disso, verificou-se que 59% dos entrevistados havia feito a última compra no comércio local com pagamento à vista, sendo que o dinheiro em espécie seria utilizado em 35% dos casos. Outros 29% se apoiaram no cartão de débito, enquanto 22%, no de crédito.
Ainda em relação à última compra realizada, 82% dos entrevistados afirmou ter comprado com recursos próprios, ou seja, não utilizaram o limite do “cheque especial”. Quanto à utilização de limites de créditos pelo consumidor acriano, apenas 15% demonstra necessitar destes recursos com a frequência mensal, mas 55% afirma conseguir economizar o suficiente para cobrir o valor devido com recursos próprios.
Sobre a fatura do cartão de crédito, a pesquisa revela que 59% dos consumidores tem conseguido pagar o valor total a cada mês. Entretanto, não há confirmação se o pagamento é realizado até a data do vencimento para, assim, evitar inclusão de mais encargos financeiros na próxima fatura. (Ascom Fecomercio/AC)