Com o objetivo de levar mídia alternativa aos jovens de baixa renda, os representantes acreanos do grupo da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc) teve a iniciativa de realizar o curso “Mais Educomunicação” para estudantes da rede pública do estado.
As aulas terão início no sábado, 28, no Colégio Barão do Rio Branco (Cerb), das 14 às 17 horas, e terão duração de três meses. Segundo Magliel Moura, responsável pela iniciativa, a expectativa era atender 30 alunos, porém, devido a grande procura, a demanda duplicou.
“Tivemos, ao todo, 60 alunos matriculados. Passamos em todas as turmas de 1º e 2º ano do ensino médio divulgando e a procura foi maior do que esperávamos. Nossos recursos eram para atender até 30 pessoas, mas vamos fazer um esforço para atender o dobro”, conta Magliel.
A Renajoc atua em 20 capitais do país, e além das atividades com os jovens, também produz a revista Viração, que está agora em sua terceira edição, com materiais que trazem conteúdos de mídias alternativas. “Essa revista é um incentivo aos alunos que tenham interesse em escrever algum material e enviar para ser publicado”, explica Magliel.
Apoio do Sistema Público
A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac) apoiaram o projeto, e disponibilizarão oficinas e palestras uma vez por mês, além de promover visita ao estúdio da TV Aldeia para que os estudantes conheçam o processo de produção do Sistema Público.
Para a secretária de Comunicação, Andréa Zílio, as iniciativas são boas oportunidades para mostrar a proatividade e disposição dos jovens. “Esse tipo de iniciativa é sempre olhada com sensibilidade pelo governador Tião Viana, que aposta no protagonismo dos jovens. A Secom e a Fundac apoiarão com o maior prazer”, ressalta.