O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcus Alexandre, cumpriu na quarta-feira, 25, maratona de audiências com os parlamentares do Acre e nos ministérios em Brasília. Pela manhã, o prefeito reuniu-se com o deputado Raimundo Angelim para apresentar os projetos de reconstrução de Rio Branco e dos municípios atingidos pelas alagações no Acre. “A maioria dos pleitos refere-se ao apoio do Governo Federal para o restabelecimento dos sistemas de educação, saúde, produção, reestruturação da cidade e assistência aos atingidos no pós-enchente”, disse Angelim ao falar dos resultados do encontro. “O mandato está a disposição dessa demanda e estamos atentos quanto a permanente articulação junto ao Governo Federal para a viabilização efetiva do apoio necessário”, completou o deputado.
Marcus Alexandre reuniu-se também com os deputados Alan Rick, Sibá Machado e Léo de Brito, a quem seguiu pedindo apoio para as famílias afetadas pelas cheias nos municípios de Rio Branco, Brasileia, Xapuri, Epitaciolândia, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. “O prefeito veio pra Brasília buscar apoio emergencial junto à bancada e aos ministérios para reestruturação de pontos atingidos pela enchente, na Capital, apresentando levantamento dos locais afetados e valores necessários para reconstrução”, disse Léo de Brito ao colocar o gabinete à disposição para os apoios necessários. Em Rio Branco, um dos pontos devastados, citou Léo de Brito, foi o Parque Capitão Ciríaco, para o qual ele já apresentou emenda e está lutando para que o recurso seja liberado.
O prefeito esteve também no Ministério do Turismo em audiência com o ministro Vinicius Nobre Lages. Os dois conversaram sobre os repasses dos recursos para as obras do Shopping Popular.
No Ministério de Desenvolvimento Agrário, o prefeito expôs o diagnóstico elaborado em conjunto com o Governo do Estado que mostra os prejuízos no meio rural. Só em Rio Branco 43 comunidades rurais perderam suas produções. Essa situação demandará R$ 70 milhões em recursos para recuperação.
Técnicos da AMAC e da Prefeitura de Rio Branco acompanham o prefeito nessa maratona de audiências nos mais diversos ministérios. Em todos os encontros, o Marcus Alexandre ressaltou o esforço de toda a bancada federal do Acre na busca de meios para aliviar o sofrimento das famílias afetadas pelo maior desastre natural da história do Acre. “Estamos satisfeitos com o resultado deste dia de trabalho. Fomos bem recebidos nos ministérios e pelos parlamentares”, disse o prefeito na noite de quarta-feira, ao fazer um balanço do trabalho em Brasília.
Escolas foram duramente castigadas e precisam de ações urgentes
O prefeito reuniu-se com o ministro interino da Educação, Luiz Claudio, e técnicos do MEC para debater a situação das escolas afetadas pela cheia do Rio Acre e seus afluentes no município de Rio Branco. Os recursos, informou o prefeito, destinam-se a execução de ações urgentes voltados para o reestabelecimento de serviços essenciais. Entre esses serviços, destacou o prefeito mostrando o relatório produzido pela Secretaria Municipal de Educação (SEME) incluem-se a reforma das escolas com recuperação da cobertura, substituição do forro, recuperação das instalações elétricas, substituição de algumas portas e janelas, substituição do piso cerâmico em alguns ambientes, e uma pintura geral em todos os prédios prejudicados.
Foram duramente castigadas pelas águas as escolas Djanira Bezerra dos Reis, no Taquari, Escola Drª Ana Turan Machado Falcão, na Cidade Nova, Escola Frei Peregrino de Lima (Aeroporto Velho), Escola Maria Adeíza Rodrigues Pereira (Palheiral), Escola Maria Izaliz Correia Teixeira (Recanto dos Buritis), Escola Willy Viana (Cidade Nova), Escola Dona Mozinha Feitosa (Belo Jardim), Escola Francisco de Paula Oiticica Filho (Bahia Nova), Creche Francisca Leite Ferreira (Cidade Nova). O deputado Léo de Brito acompanhou o prefeito nessa audiência.
Kassab atende comitiva acreana e põe Ministério das Cidades em apoio ao Acre
No Ministério das Cidades, Marcus Alexandre apresentou o plano de reconstrução de Rio Branco, que se dará através de manutenção de vias (nada menos que 900 ruas ficaram prejudicadas pela alagação) processo que demandará ao menos R$ 20 milhões em investimentos imediatos. O ministro Gilberto Kassab, que recebeu o prefeito e um grupo de parlamentares do Acre, acenou favoravelmente ao pleito. Ao ministro a comitiva acreana deixou bastante claro que o momento agora é decisivo e requer especial atenção do poder público. O prefeito agradeceu o esforço da presidenta Dilma Rousseff e dos ministérios no atendimento às famílias no período crítico da alagação, reafirmando que o trabalho agora é de reconstrução das cidades.
Os projetos apresentados por Marcus Alexandre versam da recuperação das regiões que sofreram desbarrancamento nos bairros da Base, Airton Sena e Cidade Nova. A equipe técnica do Ministério das Cidades já tem autorização do ministro Kassab para analisar os projetos e avaliar o que pode ser feito. De antemão, confirmou o prefeito, Kassab sinalizou positivamente às demandas.