Prefeitura realiza intervenção no bairro Base para garantir segurança aos moradores

 O prefeito Marcus Alexandre realizou uma vistoria no bairro da Base, na manhã desta terça-feira, 24, onde a prefeitura está realizando um conjunto de ações e intervenções para garantir a segurança dos moradores, já que o local foi um dos mais afetados pela enchente história do rio Acre.

Uma das intervenções que está sendo no bairro é a interdição de parte da rua Barbosa Lima, que faz o contorno do rio Acre e que ameaça desmoronar a qualquer momento. A Rbtrans realiza a interdição com sinalização apropriada visando garantir a segurança de pedestres e condutores de veículos.

A parte da rua Barbosa Lima que está sendo interditada fica nas proximidades do escritório do Depasa. Outra importante medida adotada pela prefeitura de Rio Branco para garantir a segurança dos moradores do bairro da Base está sendo a retirada dos postes de iluminação pública onde há ameaça de erosão.

A vistoria ao bairro da Base foi acompanhada pelo superintendente da Rbtrans, Nélio Anastácio, pelo presidente da Emurb, Jackson Marinheiro, pelo secretário Semsur, Kellyton Carvalho e ainda pela presidente da Associação de Moradores, Rossilene Dantas.

Além da interdição de parte da rua Barbosa Lima, a prefeitura realizará um estudo para conter o desbarrancamento no local. O prefeito Marcus Alexandre explicou que qualquer levantamento aprofundado só poderá ser feito quando o nível do rio do Acre baixar por completo, possivelmente no início do verão.

Entre as possibilidades levantadas pelo prefeito Marcus Alexandre para conter a erosão e fazer a recuperação do talude está a colocação de uma manta e de uma geogrelha, assim como já foi feito em outros pontos da cidade, como na rua Floriano Peixoto, nas proximidades do Instituto São José.

No bairro da Base, a prefeitura de Rio Branco já avançou com a limpeza do pós-alagação nos pontos onde as águas do rio Acre já baixaram. Para o prefeito Marcus Alexandre, a fase mais difícil da enchente começa agora, quando o nível do rio baixa e volta para a sua calha normal. “Agora a gente começa a ver o estrago causado pelas águas”, disse.

Além do bairro da Base, o prefeito Marcus Alexandre esteve na rua Campo Novo, no bairro Airton Sena, onde também há um ponto de desbarrancamento e na rua Terminal, no Aeroporto Velho, onde a enchente atingiu casas e prejudicou o tráfego de veículos.

No bairro da Base, a interdição da via é uma saída imediata, mas o prefeito Marcus Alexandre disse que a partir de agora será preciso buscar apoio tanto do governo federal quanto do governo do Estado para ajudar na recuperação do talude, já que na localidade duas casas já desmoronaram por conta da enchente.

“O momento agora é de muita cautela nesse período de descida do rio e também de muita tranquilidade para que a gente possa fazer uma volta para casa com segurança. Também é hora de levantar todos os prejuízos e buscar apoio para resolver o problema da erosão tanto aqui na Base, como no Airton Sena e em outras regiões da cidade e é exatamente isso que vamos fazer em Brasília”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.

Pref Marcus Alexandre  vistoria locais que desbarracaou 8  Foto Marcos Vicentti Pref Marcus Alexandre  vistoria locais que desbarracaou 5  Foto Marcos Vicentti Pref Marcus Alexandre  vistoria locais que desbarracaou 2  Foto Marcos Vicentti

Assuntos desta notícia