TRIBO ACREANA É A SENSAÇÃO NO PRIMEIRO DIA DO SPFW

Indígenas da tribo Yawanawá abrem o desfile da Cavalera com ritual Vekushi

A Pajé Hushahu e o Pajé Matsini durante evento de boas vindas oferecido por Alberto Hiar
A Pajé Hushahu e o Pajé Matsini durante evento de boas vindas oferecido por Alberto Hiar

Gazeta Estilo deu essa notícia em primeiríssima mão! E agora está antenada na estréia nos índios da etnia Yawanawá no São Paulo Fashion Week, que celebra 20 anos nessa edição. Na primeira noite do SPFW, 13, o momento mais aguardado, sem dúvida, foi o desfile da Cavalera, que trouxe para a sua coleção primavera-verão 2015/2016 os kenês recebidos espiritualmente pelos pajés Hushahu e Matsini, os artesanatos da tribo e desenhos da fauna e flora da Aldeia Mutum. Vinte índios liderados pela cacique Mariazinha e pelo coordenador da Associação Sociocultural Yawanawá Tashka Yawanawa integram o grupo que participou do evento em São Paulo. No domingo, 12, a equipe participou de um coquetel de boas vindas oferecido pelo empresário Alberto Hiar, com a presença de convidados espe-ciais e algumas celebridades, aonde houve uma cerimônia de Uni (ayahusca).

A exuberância e a beleza dos índios Yawanawás, que participam da programação em São Paulo
A exuberância e a beleza dos índios Yawanawás, que participam da programação em São Paulo

 

Entre as celebridades presentes no coquetel oferecido aos Yawanawas estavam Richard Hasmussen, Jairzinho Oliveira, Luciana Melo e Ike Levy
Entre as celebridades presentes no coquetel oferecido aos Yawanawas estavam Richard Hasmussen, Jairzinho Oliveira, Luciana Melo e Ike Levy

Os Yawanawás abriram o desfile da Cavalera com um ritual Vekushi, onde a trilha sonora inicial foi composta ao vivo pelos cantos poderosos dos índios. O convidado de honra para dar mais brilho ao desfile foi o ator Reynaldo Gianecchini.

Gianecchini desfilou, ontem, pela Cavalera!
Gianecchini desfilou, ontem, pela Cavalera!

PARCERIA CAVALERA E YAWANAWÁ
No ano passado, Alberto Hiar, fundador e diretor criativo da Cavalera, fez um mergulho na cultura Yawanawá durante o festival anual Mariri Yawanawá, que a tribo promove para celebrar a vida, a cura e a tradição indígena. Acompanhado do stylist David Polak e da PR Helga Fuchs, Alberto estabeleceu uma conexão com os Yawanawas e criou sua coleção de verão, a partir da vivência na tribo. O kenê, desenhos que possuem significado espiritual, os acessórios que os índios fazem com miçangas e um espetacular senso de padronagem aparecem nas estampas, além de referências a formigas, andorinhas, borboletas e outros animais fáceis de encontrar na aldeia. Viva os Yawanawas!

Alberto Hiar, fundador e diretor criativo da marca Cavalera
Alberto Hiar, fundador e diretor criativo da marca Cavalera

Fotos: Site RG Terra e Divulgação
Fonte de pesquisa: Blog Cavalera

TOP TEN

BRACELETES YAWANAWA
O momento fashion é realmente dos Yawanawas! Acaba de ser de lançada a coleção de braceletes assinada pelo festejado designer italiano Fabrizio Giannon. As semi joias são inspiradas nos artesanatos produzido pelos indígenas acreanos dessa etnia. Gazeta Estilo curtiu horrores!

O CANTO DO UIRAPURU
O artista plástico e escritor Enilson Amorim lançou dia 11, no Sesc do Centro, sua mais nova obra de literatura infantil intitulada “O Canto do Uirapuru”. Ele também é autor de livros infantis como “Mapinguari – a Lenda”, “Abelardo e o Curupira” e “Clarinha e o Boto”.

DESTAK NO MINAS TREND
No Minas Trend, a empresária Irma Caobianco encontra com personalidades do mundo fashion como a de-signer Cláudia Arbex, a blogger Consuelo Blocker (filha de Costanza Pascolato) e o jornalista Buno Astuto. Em breve terá novidades na Destak Modas!

NEW LOOK
Sempre antenada em bons conceitos de moda e beleza, a loja Iris Tavares ousou novamente e trouxe para mais uma temporada fashion o badalado cabeleireiro Eddy, que mudou o look de muitas personalidades acreanas, como as lindas manas Camila e Daniela Kipper. Super aprovado!

ARTISTA DE PLÁSTICO
Encerrou com sucesso a temporada do projeto “Artista de Plástico”, em Belém-Pará. Lá, a intervenção lambe lambe contou com obras e artistas de Boa Vista – RR,  na Avenida Nazaré com o Dr. Moraes. A realização é do Ministério da Cultura/Governo Federal, através do Programa Amazônia Cultural 2013 e coordenado pela fotógrafa Talita Oliveira. Na foto, a coordenadora do projeto sendo entrevistada no Programa Sem Censura Pará.

LUTA CONTRA O CÂNCER
Desde sua fundação, em março de 1993, a ADCOS Cosmética de Tratamento, marca nacional de desenvolvimento de dermocosméticos de tratamento, defende uma causa nobre e que está cada vez mais presente no dia a dia: a luta contra o câncer.
***
Além de promover, durante todo o ano, ações de divulgação sobre a importância da prevenção para combater a doença, a empresa investe constantemente em novidades para sua linha de protetores solares. Hoje com 11 produtos que oferecem ampla proteção contra os raios UVA e UVB, a ADCOS oferece produtos multifuncionais, com tonalizante, que completam as nécessaires de maquiagem e facilitam a reaplicação ao longo do dia. Confira nas lojas ROSARFARMA ou na franquia Adcos Rio Branco.

MAKE B. LANÇA PALETTE MULTIFUNCIONAL DE MAQUIAGEM
Na onda dos produtos multifuncionais, as palettes de maquiagem fazem muito sucesso. E, além de permitir looks completos, ela ajudar a compor a produção, não tem como resistir. Essa é a proposta da Palette de Maquiagem Luxury Case de Make B.
***
Criada para mulheres que valorizam qualidade, moda e versatilidade, o produto é composto por uma combinação de cores sofisticadas e altamente pigmentadas, permitindo combinações de looks para todos os tons de pele. Mas é preciso correr – a palette é edição limitada e estará disponível nas lojas, no e-commerce e com as revendedoras O Boticário a partir de 13 de abril.

DESAFIO DA BELEZA
A quarta edição do reality “Desafio da Beleza” – parceria entre o GNT e O Boticário – conta com uma grande novidade: até o dia 20 de abril, no site do canal, o público poderá fazer o papel de júri e escolher três candidatos. São 10 concorrentes disputando três vagas e os vencedores se juntarão aos outros 10 concorrentes já selecionados. Para participar, basta acessar o site gnt.com.br/desafiodabeleza e votar.

 

Assuntos desta notícia