Pular para o conteúdo

Entra em vigor portaria definindo peso de veículo que trafega na BR-364

O Departamento de Estradas e Rodagem do Acre (Deracre), por meio de convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit),publicou nesta quarta-feira, 8, portaria regulamentando limite máximo de peso para  veículos que trafegam pela BR-364, sentido Rio Branco a Cruzeiro do Sul.

De acordo com o documento o Peso Bruto Total (PBT) para caminhões leves tipo “três quartos”, nove mil quilos; caminhões dois eixos (toco), 12 mil quilos; caminhões truck três eixos, 18 mil quilos.

A portaria ainda estabelece que veículos com carga acima dos limites de peso serão retidos, sendo liberado somente mediante a retirada da carga correspondente ao peso excedente.

Ocírodo Oliveira Junior, diretor-presidente do Deracre, explica que a medida foi tomada como forma de garantir segurança aos motoristas e passageiros. “Existem trechos mais desgastados, se uma carreta com a pesagem antiga atolar, as máquinas terão dificuldade de removê-las, isso trava o caminho e ninguém mais conseguirá passar, prejudicando o andamento dos serviços que estão sendo executados ao longo da BR”, disse.

A portaria publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Estado, esclarece que os efeitos podem ser interrompidos ou estendidos conforme alterações das condições climáticas da região ou conveniência da administração. (Jaqueline Teles / Agência Acre)