O prefeito Marcus Alexandre cumpriu extensa agenda de trabalho neste sábado, 11, começando pela inspeção às obras finais de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Belo Jardim I e II. No Belo Jardim I, o prefeito e o secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, foram muito bem recebidos pela comunidade. O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Belo Jardim I, Antônio Carlos Rodrigo de Souza, popularmente conhecido como Rodrigo, disse a eles que a população está muito satisfeita com a obra, cuja inauguração deve ocorrer no dia 28 deste mês.
Essa UBS, tal como a do Belo Jardim II, é completa e servirá de referência para 7,5 mil pessoas, segundo a associação de moradores. “60% das mulheres que a terão como referência são cadastradas no programa Bolsa Família e não precisarão ir mais ao Taquari para fazer o acompanhamento de saúde”, observou Rodrigo. “Nos quatro anos desta gestão teremos 100% das unidades de saúde em sede própria”, reafirmou Marcus Alexandre, lembrando que há um compromisso forte da Prefeitura de melhorar a saúde ao mesmo tempo em que elimina o uso de sedes alugadas.
O secretário Oteniel Almeida voltou a ressaltar que as UBS novas qualificam o atendimento em saúde no município, ampliam a cobertura e promovem a qualidade de vida nas comunidades. No Belo Jardim II, a UBS está também com as obras bastante avançadas, faltando pouco para ser entregue à população. A UBS Belo Jardim II está localizada na Rua da Paz. Em ambas a comunidade está escolhendo o nome que será dado a elas. Serão homenageadas pessoas falecidas que tiveram relevância na vida comunitária. As unidades de saúde estão sendo construídas com recursos do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, com contrapartida do município. Com as novas UBS, a prefeitura padroniza as unidades de saúde, melhora a estrutura física de atendimento e ainda economiza recursos antes investidos em aluguéis, que poderão ser revertidos para áreas importantes como a própria saúde.
As novas unidades de saúde são parte da política adotada pelo prefeito Marcus Alexandre para melhorar ainda mais a rede de saúde do município. Além das obras, a prefeitura estabeleceu o horário estendido para atendimento das 7h às 19h e o funcionamento de cinco unidades de saúde que abrem todos os sábados, das 7h às 13h. (Assessoria PMRB)