Zen afirma que Cidade do Povo é melhor projeto habitacional já apresentado no Estado

A Cidade do Povo é o melhor projeto habitacional no âmbito da “Minha Casa, Minha Vida”. A afirmação é do líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT). O parlamentar subiu à tribuna na sessão desta quarta-feira, 29, após a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) ter feito críticas ao local em que está sendo construída a Cidade do Povo.

Em pronunciamento, Zen afirmou que a obra foi totalmente elaborada a partir de um estudo de direcionamento de aplicação de zoneamento urbano.

“Um fenômeno da Amazônia ocasionou a alagação de ontem na Cidade do Povo, qualquer área está sujeito a isso. A verdade é que a Cidade do Povo não é um pântano, não é uma área isolada e não foi construída de qualquer jeito como afirmou a deputada Eliane Sinhasique”, disse.

Zen solicitou que Sinhasique apresente os relatórios que apontam que a área é imprópria para a habitação.

“Eu queria pedir à deputada que apresente o relatório que aponta e diga de forma categórica que ali não pode se construir. O que vimos foi uma queda de braço de grupos que tinham interesse que aquele empreendimento não andasse para frente”, explica o deputado.

Ele reafirmou que o caso da enchente repentina do Igarapé Judia é atípica, isso porque o volume de chuvas ultrapassou o esperado. A cota chegou à casa dos 200 mm em um só dia. Zen ressaltou que o fato de a Cidade do Povo estar numa região de aquífero não impede a sua construção.

“A cidade de Rio Branco está, na sua maioria, em cima do aquífero, o que não pode é não tratarmos dos esgotos, mas em relação à construção não há impedimento para isso. Mesmo chovendo 200 mm a água chegou apenas em uma Rua da Cidade do Povo”, concluiu o deputado.

Quanto às ações movidas pelo Ministério Público Estadual, levantadas pela deputada peemedebista, o parlamentar salientou que mover ações é prerrogativa do Ministério Público, o que ele considera absolutamente normal.

“Mover ação é um deve do Ministério Público. O MPE é autor da ação penal. Ele tem a obrigação de esclarecer até que não restem dúvidas. Agora quem diz da procedência ou improcedência dessas ações é o Judiciário”, completou.

Zen elogiou o projeto Cidade do Povo e disse que é o melhor dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. “O projeto Cidade do Povo foi pensado para os próximos 50 anos. O projeto da Cidade do Povo é o melhor projeto dentro da Minha Casa Minha Vida”, destacou o parlamentar. (Mircléia Magalhães / Agência Aleac)

Assuntos desta notícia