X

O pós-crise

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomercio/AC) divulgou mais uma pesquisa ontem. E ela informava que 92% dos empresários do Centro da cidade estimam que seria preciso 45 dias, no máximo, para a normalidade das atividades.

As entrevistas do estudo foram feitas entre os dias 20 e 30 de março. Por conseguinte, significa que já passou um mês desde que tais estimativas foram emitidas.

Neste intervalo de tempo, o rio baixou e as pessoas retomaram as suas vidas. Ou seja, aquela movimentação de sempre no Centro de Rio Branco, que em meio ao auge da crise da alagação, chegou a ser isolado, está de volta. Bom para elas. E também para o comércio.

Significa que a crise passou. Só que os estragos dela perduram. O pleno restabelecimento das atividades comerciais está vindo aos poucos. Os prejuízos levarão meses para serem sanados.

Mas a cabeça do lojista não pode ficar nisso. Sem otimismo, seu negócio não vai pra frente. Não se recupera de um momento difícil com o pensamento preso nos danos do passado. É com apertos e sacrifícios que se dá a volta por cima. E, se os clientes estão voltando aos poucos, isso é um bom sinal.

A Gazeta do Acre: