O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) recebeu na manhã desta segunda-feira, 6, uma equipe do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que acompanhado de servidores do TRE e do Tribunal Superior Eleitoral, deu início a auditoria em 33 urnas utilizadas nas Eleições de 2014 no Acre. A auditoria continua nesta terça-feira, 7.
As urnas, de origem da 1ª, 3ª, 4ª e 9ª e 10ª Zonas Eleitorais do Estado, foram escolhidas pelo PSDB nacional, que deverá realizar o procedimento por amostragem em todo o país visando “assegurar a legitimidade no processo eleitoral”, segundo informou o secretário geral do PSDB no Acre, Manoel Pedro de Souza Lopes.
O pedido para a realização da auditoria nacional, formulado pelo PSDB para acesso aos sistemas de votação, apuração e totalização dos votos das eleições de 2014, foi acolhido pelo TSE em novembro de 2014.
Ao apresentar voto pela aprovação dos itens solicitados pelo partido, o presidente do TSE, ministro DiasToffoli, salientou que a legislação eleitoral e as resoluções do TSE 23.397 e 23.399, ambas de 2013, que tratam, respectivamente, da cerimônia de assinatura digital e dos atos preparatórios das eleições, entre outras questões, já davam total acesso aos partidos políticos, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aos dados requisitados.
“A auditoria dura dois dias em cada Estado. Além do Acre, estão passando por auditoria nesse início de semana o Estados de Pernambuco,Alagoas e Amazonas”, destacou o coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, José de Melo Cruz, que está no Acre acompanhando a auditoria.