Consultor em gestão, Oscar Motomura conhece principais projetos no Acre

Especialista foi recebido por Tião Viana e Nazaré Araújo. (Foto: Secom)
Especialista foi recebido por Tião Viana e Nazaré Araújo. (Foto: Secom)

Cumprindo agenda no Acre nesta segunda-feira, 6, o consultor especialista em gestão Oscar Motomura foi recebido pelo governador Tião Viana e tirou um momento para conhecer os principais projetos em andamento no Estado, tanto na área educacional, quanto os de desenvolvimento econômico. Oscar é fundador e principal executivo da Amana-Key, conceituada empresa de consultoria e educação executiva especializada em inovações radicais nas áreas de gestão, estratégia e liderança de organizações complexas.

Tião Viana levou Motomura para ver a aplicação dos principais projetos educacionais do governo que vão além da educação básica. Ao visitar o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia, o consultor soube que o projeto pretende atender cerca de seis mil alunos da rede pública, não só em suas dependências, mas começando a levar suas atividades para as escolas. Eles também visitaram a Escola Acreana de Música, que já certificou 53 alunos como músicos profissionais e hoje trabalha 69 pessoas de um total de 240 que pretende atender este ano.

No Centro de Estudo de Línguas (CEL), Motomura pode presenciar o ousado projeto de ensinar inglês, espanhol, italiano e francês em períodos extraclasse. O espaço possui hoje quatro mil alunos matriculados e já atendeu 16 mil pessoas. A jovem Talita Valente foi quem passou o sentimento de estudar a fundo uma língua estrangeira gratuitamente: “Estudar inglês para mim é um sonho. O CEL é uma oportunidade e eu agradeço muito por isso. Aqui a gente está tirando a ideia de que só o cursinho privado é bom. Aqui é um curso incrível e super dedicado. O CEL está transformando nossa realidade”.

Surpreso com o trabalho educacional estimulado além da sala de aula, Oscar Motomura ressaltou principalmente o impacto disso no futuro. “No momento que temos investimentos em matemática, física e filosofia, nós fazemos a base da produção científica e conhecimento. As estratégias fundamentais que estão acontecendo aqui no Acre são sistemáticas e nesse sentindo os resultados vão aparecer numa velocidade muito grande. Todas essas áreas fazem parte do sucesso de um estado”, ressaltou o consultor.

Desenvolvimento em longo prazo
Entre os investimentos para o desenvolvimento econômico do Estado, o governador Tião Viana apresentou a Oscar Motomura a usina de beneficiamento de castanha, localizada no Parque Industrial de Rio Branco. A usina deve ser entregue ainda este mês, se tornando a maior em beneficiamento de castanha do mundo. Em parceria público-privada com a Cooperacre, hoje só a cadeia da castanha movimenta cerca de R$ 40 milhões por ano no Estado.

A visita foi encerrada no Complexo de Piscicultura. Lá, o consultor pode conhecer o mega investimento de quase R$ 100 milhões que contempla uma fábrica de ração, um laboratório de alevinos e o frigorífico de processamento. Um espaço que aposta no desenvolvimento sustentável e beneficia tanto os pequenos produtores como os grandes.

“Os jovens podem não entender, mas eu fui testemunha ocular do que está acontecendo. Vim ao Acre mais de 20 anos atrás e hoje eu vejo outro estado, com uma preocupação muito grande pelo bem-estar da população como um todo e agora com a principal estratégia de que haja um espírito empreendedor. Essa ideia de investir na cadeia produtiva não é fácil, apenas sobre consistência e boa vontade os resultados começam a aparecer. E à medida que aparecem, vocês veem a curva de mudanças e essa é a vantagem dos investimentos a longo prazo”, relata Oscar Motomura. (Samuel Bryan / Agência Acre)

Assuntos desta notícia