O Igarapé Judia transbordou e atingiu 30 casas nos bairros Recanto dos Buritis, Cidade do Povo e na comunidade Ramal da Judia. Além disso, ameaça vários outros imóveis nos bairros próximos, como o Santa Inês. A cheia foi devido às chuvas fortes que têm atingido Rio Branco desde o início da semana.
As duas pontes que permitem acesso ao ramal estão submersas pelas águas, sendo permitida passagem apenas por barco. Uma equipe da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros está no local para dar assistência aos moradores.
“A água veio de repente. Perdi móveis e estou com medo do que está acontecendo”, relatou Keile Cristina, moradora da Travessa do Coe-lho, no Recanto dos Buritis. Há comunidades que não tiveram as casas atingidas, mas a água está próxima dos quintais. “Nem acredito. Passei 28 dias no Sesc na alagação. Será que vai acontecer de novo?”, questionou a dona de casa Ângela Maria, que mora ao lado da passarela que liga o Ramal São José ao Belo Jardim.
Ainda de acordo com informações da Prefeitura de Rio Branco, choveu mais de 100 milímetros de água na região durante a última segunda-feira, 27, o que teria provocado uma enxurrada. A previsão é de que as águas subissem até o final da noite de ontem, 27.
O Igarapé Judia faz um percurso de 26 quilômetros desde a nascente, em Senador Guiomard, até a foz, no Rio Acre, em Rio Branco. (Com informações da Ascom PMRB)