O governador Tião Viana recebeu na manhã desta quinta-feira, 23, a visita da diretora-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Janaina Guedes, para falar sobre a retomada dos trabalhos de regularização fundiária em Assis Brasil e Brasileia. Só este ano o Iteracre já entregou 1,1 mil títulos de terra definitivos, de um total de 6 mil que pretende para 2015.
Em Assis Brasil, cerca de 70% do município já está regularizado. Os moradores dos dois principais bairros da cidade já receberam o documento. Segundo Janaina, faltam poucos detalhes de planejamento para que os técnicos do Iteracre voltem a trabalhar no município e encerrar a regularização fundiária.
Já em Brasileia a situação ficou mais delicada após a cheia inédita que atingiu mais de 90% da área urbana. O Iteracre se prepara para, junto com a Secretaria de Habitação (Sehab) e a Secretaria de Obras (Seop), organizar um projeto de reconstrução da cidade, envolvendo principalmente a área central, atingida pela cheia do rio e que não poderá mais continuar no mesmo lugar.
O trabalho de regularização fundiária é uma das prioridades do governo de Tião Viana. O Iteracre mantém esse projeto nos 22 municípios das zonas urbana e rural. (Samuel Bryan / Agência Acre)