Dados da Receita Federal no Acre revelam que mais de 3 mil contribuintes devem ser investigados no Estado, sob suspeita de irregularidades nas apresentação das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física 2014, ano-base 2013. A investigação faz parte de uma operação de fiscalização realizada pelo órgão em todo o país, para combater fraudes e infrações para combater fraudes e infrações à legislação tributária.
Segundo o Ministério da Fazenda, mais de mil contribuintes já foram intimados a prestar esclarecimentos junto à Receita. Na maioria dos casos analisados, o Leão verificou erros com valores de pensões alimentícias falsas e ainda despesas médicas inexistentes.
Em caso de confirmadas as suspeitas, o contribuinte deverá ser multado pelo Fisco e a alíquota dos valores da multa pode variar entre 75% e 225% do que deveria ter sido pago. Além disso, o contribuinte é acionado criminalmente na Justiça.
Em todo o Brasil, 280 mil pessoas deverão ser investigadas. Dessas, 80 mil já foram intimadas. O número representa cerca de 1% do total de 28,6 milhões de declarações recebidas.
De acordo com o órgão, a maior parte das pessoas investigadas caiu na malha fina em 2014. Atualmente 2.491 pessoas ainda estão em situação irregular junto à Receita Federal no Acre.