O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Acre, Lourival Marques, conclamou a militância petista, em especial os parlamentares eleitos pela sigla, para participarem dos encontros municipal, regional e estadual do partido. O evento ocorre em todo o Estado e começa nesta sexta-feira, 10, entre abril e maio.
Os encontros fazem parte do calendário de atividades de preparação para o 5º Congresso Nacional do PT. O evento vai discutir e deliberar, junto à militância, a atualização do projeto partidário, os desafios dos novos tempos, a situação nacional e internacional. Além disso, também abordarão as perspectivas de avanço do projeto político, a renovação do modelo de organização do partido e a aprovação de um plano de ação partidária para os próximos quatro anos.
No Acre, segundo Lourival Marques, os encontros municipais iniciaram na segunda, dia 6, em Assis Brasil. E seguem até o dia 25. Durante os encontros, serão abordados os seguintes temas: “Brasil Mudanças e Perspectivas da Esquerda”; “O Acre do futuro”; “Minha Cidade”; e “Atualização da Concepção Partidária”.
Dos 22 municípios do Estado, 18 já estão com os encontros agendados, restando apenas à confirmação das datas para os municípios de difícil acesso. “Estamos vivendo um momento importante do processo político democrático do país. Defendo a necessidade de ouvir as diferentes opiniões como forma de fortalecer o projeto político do PT”, salientou o deputado.
Lourival Marques explicou que são vários os modos petistas de governar e que a diferença é de acordo com o contexto social. “O governo Lula, na conjuntura que se encontrava o país, teve que priorizar a estruturação do serviço público, a assistência e a infraestrutura básica em todas as áreas de atuação do estado brasileiro. Já o governo de Dilma Roussef trabalha num viés voltado para o desenvolvimento econômico, visto que a estrutura básica já está consolidada”, concluiu.
O resultado dos encontros municipais irá subsidiar o debate na Plenária Estadual, que acontecerá no dia 23 de maio. Posteriormente, será encaminhado ao 5º Congresso Nacional, que acontecerá entre os dias 11 e 13 do mês de junho.