X

Líder do governo sugere gratuidade de serviço de equoterapia para crianças deficientes

O método terapêutico e educacional utiliza o cavalo no tratamento

O líder do governo na Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), apresentou na sessão de quarta-feira, 22, uma Indicação sugerindo a Secretaria de Estado de Educação e Esporte que promova a oferta pública, gratuita e de qualidade do serviço de equoterapia às crianças deficientes ou com necessidades especiais atendidas pelo serviço de fisioterapia e reabilitação do Núcleo Pedagógico Dom Bosco.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo em uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

De acordo com o deputado, no Acre essa terapia tem sido oferecida pela Associação dos Simpatizantes e Praticantes de Equoterapia do Acre – Aspeac que conta com o apoio voluntário da Fazenda Monjolo, que cede os cavalos, e do Rancho Dubai que cede o espaço para a prática da terapia.

“Sem dúvida é um tratamento que colabora na educação e desenvolvimento de novas habilidades dos praticantes, através da técnica didático-pedagógica da equitação. Desenvolve ainda novas formas de comunicação, socialização, confiança em si mesmo e autoestima. Proporciona mudanças tanto no campo neuromotor quanto no psicológico, trazendo avanços em diversas áreas”, afirmou o deputado.

Para Zen, a parceria será de extrema importância para a Associação dos Simpatizantes e Praticantes da Equoterapia do Acre, tendo em vista os altos custos terapêuticos e a ausência de condições financeiras dos pais custearem os tratamentos.

“Atualmente, a entidade atende 15 (quinze) crianças que participam assiduamente das atividades. A expansão do serviço só será possível se contar com subvenção do poder público. Com a parceria, a entidade poderá atender até 200 (duzentas) crianças”, enfatizou. (Foto: Agência Aleac)

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: