Estou muito grato à jornalista Neide Santos que assinou a coluna nas minhas férias. Estamos de volta para mais um ano de muitos eventos na sociedade acreana.
Agenda pelo ar
O rei Roberto Carlos estuda a compra de um novo avião, com a mesma alta performance, porém, maior autonomia de voo, para encarar as suas constantes viagens, de agora até abril de 2016, período comemorativo no Brasil e no exterior, de seus 50 anos de carreira.
A briga dos velhinhos
A Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas vai retomar as pressões sobre o governo pela correção dos benefícios dos 10 milhões de inativos que recebem mais de um salário mínimo. A luta é para incluir na Lei Orçamentária um reajuste superior à inflação.
O Brasil é uma mãe!
No país da corrupção e roubalheira do dinheiro público, o painel instalado no centro de São Paulo que exibe o valor de tributos pagos pelos brasileiros, o impostômetro da Associação Comercial paulista bateu a marca de R$ 600 bilhões na semana passada – nove dias mais cedo em relação a 2014. Em uma década, o impostômetro cravou R$ 12 trilhões de arrecadação tributária.
Degola presidencial
Até agora, foram protocolados 22 pedidos de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Desse total, 18 acabaram arquivados por falta de consistência. Os absurdos incluem reclamações pela participação da presidente em programas de TV e pedidos com erros de português.
A Bíblia da OAB
A OAB começou a votar na semana passada os 80 artigos do seu novo Código de Ética e Disciplina. É bíblia para 868 mil advogados. O atual, de 1995, não abrange todas as modernas ferramentas de comunicação. Segue veto ao e-mail para oferta de serviços. Nas redes sociais podem ser debatidas teses, nunca postar propaganda pessoal – e da banca. A ordem quer tudo aprovado até 11 de agosto, Dia do Advogado.
A luta do vício
A internação de viciados em drogas em comunidades terapêuticas sem equipe médica tem dado problemas. Tanto, que o Conselho Federal de Medicina acaba de editar resolução proibindo o envio de pacientes para lugares sem assistência especializada. Em situações de crise, largados, pacientes acabam voltando para o consumo de entorpecentes nas ruas.
Tiro no pé
Após 33 anos de filiação, a senadora Marta Suplicy (SP) deixou o Partido dos Trabalhadores. Ao sair atirando contra o notório envolvimento do PT com escândalos de corrupção, Marta provocou a ira dos petistas. Ressentido com a perda de um dos seus nomes mais vistosos, o PT prepara uma cruzada para tentar tomar o mandato de Marta, eleita em 2010 para oito anos. O vice-presidente do partido, Alberto Cantalice, dá o tom da reação contra a senadora.