X

Caixa realiza última semana de atendimentos presenciais em RB

O prazo para o trabalhador atingido pela cheia histórica do Rio Acre solicitar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no atendimento presencial, localizado no Estádio Arena da Floresta, termina na próxima sexta-feira, 8. Após essa data, as solicitações serão feitas através do 0800 726 0207, opção 3. O prazo final para solicitação termina do dia 29 de maio.

Na Arena, o atendimento ocorre de 8h às 13h. Segundo a Caixa Econômica Federal, serão mais de R$ 40 milhões, que contemplarão trabalhadores de 45 bairros, totalizando 900 ruas. Os documentos exigidos no ato de solicitação são RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. O valor máximo a ser sacado é R$ 6,2 mil.

Para ter direito ao saque, os trabalhadores precisam ser residentes nas áreas que foram atingidas pela cheia, em municípios onde foi declarado estado de calamidade pública ou situação de emergência (Rio Branco, Brasileia e Xapuri).

É necessário, ainda, apresentar documentos de identificação com foto, como carteira de identidade, passaporte e carteira de habilitação; comprovante de residência e carteira de trabalho com o número do PIS.

Documentação necessária (originais e cópias):
– Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, carteira do conselho profissional, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);

– Comprovante de residência em nome do trabalhador, conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários (original e cópia), emitido a partir de novembro de 2014 (data de leitura/ postagem nos Correios) ou a Declaração da Defesa Civil contendo todos os dados/exigências;

– CPF – Código de Pessoal Física

– Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho);

– Cartão do Cidadão (opcional);

Caso o trabalhador tenha conta na Caixa, deve levar também o cartão, ou o número da conta, para facilitar o crédito.

Cheia histórica
Em Rio Branco, a cheia do Rio Acre desabrigou mais de 10,4 mil pessoas em 53 bairros. No total, em torno de 87 mil pessoas foram afetadas diretamente pela enchente. Após a vazante do rio, ao menos 33 casas foram condenadas pela  Defesa Civil, nos bairros Seis de Agosto e Cidade Nova.

A cheia também deixou mais de 70 mil alunos fora das salas de aula em Rio Branco, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Cruzeiro do Sul, Feijó e parte de Tarauacá.

A Gazeta do Acre: