No meio de tanta coisa que aconteceu ontem (a tristeza pela morte do empresário Élcio Matsuo e do ex-vereador Cosmo Morais; acreano ex-líder da Telexfree preso por falsificar informações para tirar o Green Card e liderar novas pirâmides financeiras no Brasil; pane em avião que levava três deputados e até senador sem carteira), uma notícia excelente ganhou pouco destaque: o andamento das obras do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into).
O novo hospital será muito importante para os acreanos. Parte da população pode não dar o devido valor, mas na hora em que estas pessoas – ou algum de seus entes queridos – sofrerem um tipo de acidente, esta nova unidade será importantíssima.
O Into trata de pessoas acidentadas em todo o país. E no Acre terá um endereço certo para fazer o mesmo, com profissionais extremamente capacitados e com ampla experiência em lidar com todo tipo de caso. A partir desta unidade do instituto no Estado, os acreanos não precisarão mais recorrer ao Hospital das Clínicas (que atende ocorrências em geral).
Este Into acreano será para casos específicos. Contará com 13 especialidades ortopédicas, 19 consultórios ambulatoriais e boxes de atendimento, quatro salas cirúrgicas, duas salas de procedimentos invasivos e 68 leitos de internação. Será de grande valor para recuperar a qualidade de vida de quem sofreu acidentes graves. O povo deve ficar otimista com esta obra.