Grupo Contax inaugura a sua primeira sede da Região Norte em Rio Branco

Carlos Zanvettor, CEO da empresa, e Tião Viana puxaram a faixa da placa do novo prédio. (Foto: Tiago Martinello/ A GAZETA)
Carlos Zanvettor, CEO da empresa, e Tião Viana puxaram a faixa da placa do novo prédio. (Foto: Tiago Martinello/ A GAZETA)

Um sonho se tornou realidade. E esta realidade veio acompanhada de oportunidades para milhares de jovens acreanos que querem ingressar no mercado de trabalho. O Grupo Contax inaugurou na noite de ontem o seu primeiro prédio em todo o Norte. E a cidade escolhida como pioneira da empresa para a região foi Rio Branco. A empresa já selecionou 2,5 mil funcionários para as suas primeiras atividades e tem capacidade para chamar mais 2,5 mil (5 mil no total).

A inauguração contou com a presença do governador Tião Viana; da vice-governadora Nazaré Araújo; do governador do Piauí, Wellington Dias; da vice- governadora do PI, Maragarete Coelho; do prefeito Marcus Alexandre; e de vereadores, deputados estaduais e membros do TJ/AC, do MP/AC, do MPT, Fecomercio/AC, Sebrae e Fieac.

A cerimônia começou com o relato de duas das alunos do curso do IDM e Sebrae para operações de telemarketing e que já foram selecionadas para fazer parte do grupo Contax em Rio Branco. Muito emocionadas, Jackeline Oliveira e Darcilene da Silva Rocha contaram o quanto a empresa as ajudou a superaram o desemprego e passar a enxergar um amanhã mais otimista. “Todos nós, operadores, estamos muito agradecidos e enxergamos um futuro melhor. Chegando até a Contax, eu realizei um grande sonho na minha vida. E agora quero ir mais longe”, contou Darcilene.

O prefeito Marcus Alexandre foi a primeira autoridade a falar e centrou seu discurso em ressaltar os motivos que trouxeram o grupo até o Acre, mais especificamente Rio Branco. “A empresa tinha uma cidade apenas para se instalar em toda a região e escolheu a nossa. E isso foi pela nossa gente. Pelo perfil dos nossos jovens, que têm uma ótima educação para lidar com pessoas de qualquer lugar do país e sonham com boas oportunidades para o primeiro emprego. O maior patrimônio da Contax são os seus funcionários. E agora as pessoas da nossa cidade fazem parte disso. Para Rio Branco, isso é um presente. Vamos representar o Acre para todo o Brasil”.

O governador do Piauí, Wellington Dias, reforçou as palavras de Marcus Alexandre, ressaltando as experiências exitosas em seu Estado. “Temos dois serviços de call center no Piauí e o que percebemos deles é que esta é uma área fantástica. As vantagens para o Acre serão inúmeras, uma vez que o serviço gera muitos empregos para a população jovem e que, a partir das operações, puxará dinheiro de outros estados para cá. Vocês tem muito a comemorar”, descreveu Dias.

Por sua vez, o governador Tião Viana encerrou os discursos na inauguração afirmando que este é o momento de maior geração de empregos para jovens no Acre. Tião enalteceu a Contax como a escolha certa para trazer pra cá mais oportunidades de empregos para acadêmicos que querem ter uma renda fixa todo mês, aliando o emprego com os estudos (em faculdade ou nos últimos anos do Ensino Médio). O governador foi um dos maiores idealizadores do grupo no Estado e destacou que 16,1% dos empregos formais no Brasil são gerados por atividades de call center.

“Há 12 anos sonhamos em trazer a Contax para o Acre. E agora conseguimos. Bati em muitas portas. E hoje a empresa se deu conta do potencial da juventude acreana. Realizamos um sonho e já temos um novo em mente que é ver 5 mil jovens trabalhando aqui. E quero pedir a todos os jovens selecionados para o grupo que ousem acreditar. Vejam na Contax um superação em suas vidas. Agarrem esta chance e apostem em crescer na Contax”, aconselhou Tião Viana.

Edifício segue o mais elevado grau de eficiência, que alia um padrão altamente tecnológico e de responsabilidade socioambiental. (Foto: Pedro Devani)
Edifício segue o mais elevado grau de eficiência, que alia um padrão altamente tecnológico e de responsabilidade socioambiental. (Foto: Pedro Devani)

“Com este prédio, é agora que o jogo começa”
O prédio da Contax na Capital custou R$ 28 milhões, e teve como principal investidor o empresário Aldenor Araújo (do Grupo Araújo/ supermercados). O CEO do grupo, Carlos Zanvettor, destacou que o novo edifício segue o mais elevado grau de eficiência, que alia um padrão altamente tecnológico e de responsabilidade socioambiental. “É aqui que desenvolvemos o nosso negócio. Portanto, o prédio tem que ser eficiente, econômico e, acima de tudo, acomodar bem a nossa família de funcionários. Com ele, produzimos mais, com menos gastos”, resumiu.

Neste sentido, o edifício da Contax daqui não deixa a desejar em modernidade e tecnologia de projetos em call center pelo país e pelo mundo afora.

Zanvettor contou que as obras do prédio duraram cerca de 6 meses (um tempo recorde) e que as atividades do grupo nele vão começar muito em breve. O funcionamento dele começará por volta das 7h da manhã e se estenderá até a noite. Os operadores vão trabalhar em turnos, com uma jornada de trabalho diária em torno de 6h e 20 minutos. “Daremos o nosso 1º alo para o país em alguns dias, e vamos servir ao consumidor do país inteiro.  Este momento é muito importante para a história da Contax”.

Para fechar sua fala, o CEO desejou sucesso na trajetória profissional dos jovens que já estão selecionados para atuar na empresa (além dos 2,5 mil que devem ser chamados nos próximos meses), se colocou à disposição de solucionar quaisquer problema que surja na administração da sede em Rio Branco e parabenizou a disposição dos jovens acreanos.

Agradecimento especial a Lula
Mesmo no Acre, o ex-presidente Lula não teve tempo de ir à inauguração da sede da Contax. Ainda assim, ele não foi esquecido no evento. Todos fizeram questão de lembrar do seu esforço em articular a vinda da empresa, ainda quando usava a faixa da Presidência. O prefeito Marcus Alexandre, por exemplo, destacou que, sem o apoio de Lula, talvez a Contax não teria aberto os olhos para o potencial da juventude local.

O governador Tião Viana foi mais além. Ele frisou que Lula tem um coração que ouve os mais distantes. Por isso, Tião contou que, anos atrás, ainda enquanto senador da República (entre 1998 a 2010), falou em trazer a Contax para o Estado como uma maneira de gerar emprego e renda para os jovens acrea-nos e dar-lhes uma perspectiva maior de futuro, Lula foi quem mais o apoiou.

“Ele é o homem que mais fez pelo Brasil, em toda a sua história. Em um ato de pura bondade, deu o seu testemunho a favor do Acre para a Contax se instalar aqui. Mas alguns querem confundir esta bondade, a ponto de acusá-lo de fazer propaganda eleitoral antecipada (caso participasse da inauguração da Contax). Por isso, eu quero apenas mandar um abraço dele a todos neste momento. E dizer que o Lula prometeu vir aqui novamente para visitar os funcionários quando o grupo já estiver funcionando em Rio Branco”, finalizou o governador.

Assuntos desta notícia