Maio Amarelo é lançado no Acre

Estudantes participam da abertura das atividades. (Foto: Val Fernandes)
Estudantes participam da abertura das atividades. (Foto: Val Fernandes)

O movimento Maio Amarelo foi lançado na manhã desta terça-feira, 5, no Teatro Plácido de Castro (Teatrão). A campanha tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para os índices de violência no trânsito, um dos principais motivos de mortes e feridos no mundo. Além disso, visa realizar ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil organizada, discutindo alternativas que garantam a segurança viária, tanto de pedestres, como de motoristas.

O evento, coordenado pelo Departamento estadual de Trânsito (Detran), dá inicio a uma extensa programação de atividades educativas, esportivas e de fiscalização simbólica, que enaltecem a segurança no trânsito e a proteção da vida. “Precisamos educar a população para que todos tenham consciência no bem maior que é a vida, famílias que perderam pessoas no trânsito têm o pensamento diferenciado no que diz respeito à fiscalização, por exemplo”, comentou o diretor geral do Detran, Gemil de Júnior.

A campanha estimula a promoção atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A vice-governadora Nazaré Araújo reforçou a grande importância do lançamento dessa campanha, principalmente com a presença da juventude. “O trânsito é feito por cada um de nós seja pedestre, motorista ou ciclista, nós queremos chamar a atenção por aquilo que mais importa, que a vida. Sinal amarelo é de atenção, vamos ter atenção com a vida, vamos dirigir de uma maneira responsável”, completou a vice-governadora.

Segundo Marcus Alexandre, prefeito de Rio Branco, os números do aumento da frota de veículos estimulam mais ainda as campanhas de conscientização, “A frota triplicou nos últimos dez anos, passando de 56 mil veículos para 126 mil nos dias de hoje e é nossa responsabilidade o cuidado com o trânsito e principalmente a preservação de vidas, que não podem ser perdidas pela imprudência de alguns”, explicou o prefeito.

Participaram do evento estudantes do ensino médio e fundamental da escola Lourenço Filho, o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, o comandante geral da Polícia Militar, cel. Júlio César, comandante do Corpo de Bombeiros cel. Gundim, subprocurador-geral do Ministério Público Dr. Carlos Maia e demais autoridades estaduais e municipais. Para encerrar o evento, a equipe de educadores de trânsito do Detran apresentou uma peça teatral falando sobre posturas no trânsito. (Alexandro de Lima / Assessoria Detran)

Assuntos desta notícia