Uma adolescente de 17 anos deixou sua cidade, Rio Branco, para tentar melhorar de vida no Mato Grosso do Sul. O problema foi o caminho que ela escolheu para isso: o de ‘mula’. Traficantes teriam prometido para a jovem lhe dar uma casa, se ela conseguisse transportar 21,2 quilos de maconha da fronteira do Paraguai para dentro do Estado do MS.
A acreana teria pegado a droga, mas não contava que o ônibus em que ela estava (que fazia o percurso de Ponta Porã para Campo Grande) bateria em uma moto no caminho, no município de Dourados/MS. Ao atender a ocorrência, a Polícia Militar do RS desconfiou de dois cobertores enrolados (onde estava a maconha) no porta-malas do ônibus.
Ao abri-los e acharem a droga, a dona dos cobertores foi identificada e presa. A acreana foi levada para a Unidade Educacional de Internação feminina de Dourados. A polícia acredita que ela tenha sido chamada, mesmo estando a 2,6 mil km de distância de Campo Grande, por traficantes sul-matogrossenses com a missão de transportar a droga, já que ela não soube informar nada sobre a origem da maconha. Ela teria confessado que receberia uma casa pelo serviço. (Com informações do Portal Dourados News)