X

Contra a reeleição I

Pesquisa Datafolha divulgada ontem pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra o apoio da população à reeleição e a rejeição à obrigatoriedade do voto.
O apoio da maioria à reeleição mudou. Na primeira pesquisa sobre o assunto, em 2005, 65% foram a favor do direito do presidente de disputar um novo mandato. Era véspera do ano eleitoral que teria o então presidente Lula concorrendo mais uma vez.

Contra a reeleição II
Em 2007, com Lula reeleito, o apoio à reeleição diminuiu sete pontos, mas ainda era uma opinião da maioria. Agora, com a presidente Dilma Rousseff recém-eleita, só 30% são a favor da reeleição. Os que são contra passaram de 39% para 67% desde a última pesquisa. As opiniões sobre reeleição para governadores e prefeitos são quase idênticas.

Contra a reeleição III
Na Câmara, a extinção da reeleição foi aprovada por 452 votos a favor e 19 contra. Para entrar em vigor, a regra precisa passar por nova votação na Casa e, depois, ser aprovada pelo Senado.

Amazon Photo News
O fotógrafo acreano Odair Leal lança no mercado iconográfico com a primeira agência fotográfica baseada no Acre com projeção global. Amazon Photo News, uma agência em forma de banco imagens com acervo físico, desenvolvido e especializada em fotos da região amazônica, foi criada para presta o melhor serviço nos seguimentos editorias, designers gráficos, jornais, sites e empresas do seguimento que trabalhe com material online fotográfico.

Alô prefeito!
Aproveitando a chega do verão, os  moradores do Ramal Chapada na Vila Custódio Freire estão pedindo o asfalto do ramal prometido  na  campanha política. Há mais de 20 anos  o ramal que é polo de peixes e verduras esta esquecido pelo poder público.

A estrela sobe
Marina Silva, ex-senadora e professora de História, está dando uma série de palestras no Lapinha Spa, o badalado spa criado em 1972 a 85 km de Curitiba.
Com o tema “Sustentabilidade – ideais que fazem a história”, Marina fala sobre como a Revolução Francesa influenciou sociedades democráticas e modelos de organização do Estado. Durante as quatro palestras, serão abordados aspectos que estão presentes em toda a sociedade brasileira, independentemente da escolha partidária.

No olho do furacão
Aliados de Lula atribuem as críticas e reclamações do ex-presidente dirigidas a Dilma Rousseff como sinal de “indignação” com a tentativa do governo de se descolar das acusações de corrupção que resvalam no ex-presidente na Operação Lava Jato. Para os lulistas, o Planalto tenta restringir a responsabilidade pelos desvios ao governo anterior para evitar a contaminação. Interlocutores dizem que o ex-presidente está “órfão” e que sua sucessora não protege quem a colocou lá.

Nossa casa
Depois de haitianos e senegaleses consolidarem o Acre como uma das principais rotas de entrada no Brasil, outras nacionalidades também passam a usar a fronteira acreana com Bolívia e Peru como caminho para se tentar a vida no País. Além haitianos, senegaleses, dominicanos e de outras 10 nacionalidades africanas e asiáticas, agora surgem imigrantes da Gâmbia, que são acolhidos no abrigo mantido em Rio Branco pelos governos federal e estadual.

O bem sucedido advogado Marciano Cardoso e sua esposa, a Procuradora do Trabalho – MPT, Marielle Viana Cardoso, celebram 3 anos de casados, hoje com todas as bênçãos divinas merecidas, incluindo o amor, o companheirismo e a cumplicidade, deixando-os ainda mais felizes. Na fotografia, o casal fazendo carinho no tio, o colunista social Vagno Di Paula. Vivas para eles!

 

Grande amiga Kátia Willians Sales brindando com os filhos Melissa e Walter Nóbrega no belíssimo apartamento de Fortaleza em click especial para a coluna. Ela está em Rio Branco, visitando a mãe Antônia Sales e os amigos. Benvenutto!!!!

 

A beleza de Hiam Antone Feghali pra coluna desta quarta de verão.

 

Drª Joana D’Arc Valente, Profª Antonia Lacerda, Drª Rosa Maria Bayma, professor Isaac Melo na posse da professora Luisa Lessa na academia acreana de letras.

 

Parabéns ao querido jornalista Tiago Maia Martinello que ontem comemorou a passagem de mais um aniversário. A festa foi bonita ao lado da família e de sua bela esposa Brenna Amâncio. Felicidades, Tiago!!!
Categories: Luiz Theodoro
A Gazeta do Acre: