X

Acre avisa à São Paulo sobre envio de haitianos

O ritmo é de mutirão no abrigo público para os imigrantes, localizado na Chácara Aliança. Na tarde desta quarta-feira, 24, sairão dois ônibus, um com destino São Paulo e outro Porto Alegre. A conferência dos documentos é o trâmite principal dos servidores, uma vez que todos já estavam de mochila pronta para partir.

Expectativa que é vivida pelo haitiano Poker Francos. Embarca hoje e já fala bem português. Veio até o Peru de avião e de lá para capital acreana de ônibus. Está abrigado há duas semanas. “Meus amigos me ligaram e falaram como chegar até aqui. O Brasil é muito melhor e quero trabalhar em São Paulo”. Poker é solteiro, tem 30 anos, não tem nenhum parente aqui e deixou o que tinha por essa meta.

Atualmente, a chácara está com 345 imigrantes. O secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Maia esclarece que semanalmente é pactuado com os pontos focais (estados-destino) o transporte dos haitianos. “Ontem mesmo falei com os secretários estaduais de assistência social e direitos humanos e foi avisado que está sendo cumprido o cronograma proposto”.

Cada ônibus leva 44 passageiros. Então, apesar da rotatividade composta pela entrada diária de 30 a 40 pessoas no abrigo, encontra-se um clima de calmaria. Havia até um ambulante que vendia pasteis na entrada, uma equipe de limpeza com trabalho ativo, outros cortando o cabelo, alguns perambulando o ramal e muitos no aguardo das resoluções para respectivos futuros.

O Ministério da Justiça tem trabalhado medidas para facilitar a retirada do visto. Uma tarefa que pode ser compartilhada com países vizinhos, ao ser realizada a gestão adequada destes documentos. O ministro da justiça Eduardo Cardozo, até o momento realizou conversas com Peru, Bolívia e Equador. Ação que visa também minimizar a ação dos supostos “coiotes”, que transportam ilegalmente em esquemas de extorsão e corrupção nas fronteiras.

Fotos- Odair Leal/ A GAZETA

A Gazeta do Acre: