Pular para o conteúdo

Festival Matias de Teatro de Rua se apresenta em quatro municípios acreanos

 O Festival Matias de Teatro de Rua vai passar por quatro municípios acreanos, Senador Guiomard, Bujari, Plácido de Castro e Rio Branco. O festival iniciou no sábado, dia 11, e se estenderá até o próximo dia 19 de julho. Os espetáculos também irão passar por outros estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Brasília. No total, 41 grupos irão se apresentar.

O teatrólogo José Marques de Souza é o homenageado do festival, que como artista contribuiu com os movimentos sociais no Acre, utilizando o teatro para denunciar e reivindicar melhores condições de vida para as comunidades menos favorecidas.



Segundo o organizador do evento, Lenine Alencar, a expectativa de público durante os nove dias de festival é de 16 mil pessoas. “O diferencial desses espetáculos é que acontecerá em quatro cidades do Estado. É uma novidade, estamos dando inicio há um novo formato de festival. Dessa forma conseguimos atingir um público muito maior”, disse.

Além dos shows, serão realizadas oficinas: Teatro do Oprimido de Augusto Boal; Técnicas Circenses e Percussão Brasileira para Teatro de Rua, com ministrantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas.

Os espetáculos são para todos os públicos, e também gratuitos. O festival visa possibilitar trocas de experiências e interação artísticas entre fazedores de teatro de Rua e o público em geral. “O espetáculos de rua são espetáculos que abordam uma linguagem para todas as idades. Alguns espetáculos são Teatro Circo, outros contextualizam questões sociais, mas sempre coma linguagem bem acessível ao público”, explicou Alencar.

O festival é uma realização da parceria com a Cia. Visse e Versa, RBTR, FETAC e SESC, com apoio da FEM, Prefeituras do Bujari e Quinari. Patrocínio do Via Verde Shopping e UNINORTE, e financiamento da Prefeitura de Rio Branco através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura-FMC/FGB e Governo Federal através do MINC/Fundo Nacional de Cultura – FNC.

3 - dsc_0039 (1)

 

 

error: Conteúdo protegido!!!