Para demonstrar a importância do trabalho realizado pelos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rio Branco, na manhã de terça-feira, 14, uma parte da categoria esteve na Câmara de Vereadores para pedir que o parlamento mirim interceda junto a bancada federal pelas reivindicações dos servidores.
O presidente do sindicato dos Servidores Públicos Federais no Acre (Sindsep/AC), Ângelo Augusto, ressaltou que os 73 servidores que atuam nas duas agências em Rio Branco são responsáveis pelo atendimento de um universo de 500 mil pessoas para atender.
“Entendemos que os vereadores recebem muitas reclamações da população referente ao nosso atendimento nas unidades e por isso, estamos aqui para apresentar as nossas dificuldades referente as condições de trabalho para realizar atendimentos de qualidade. Precisando expor a real situação do órgão”, ressaltou o presidente.
No Acre a paralisação foi deflagrada na última sexta-feira, 10. A categoria reivindica reposição salarial de 27%, gratificação de 30%, além de melhores condições de trabalho e contratação imediata de servidores. Até o momento o governo ofereceu 21,3%, divididos em quatro parcelas anuais.
De acordo com o sindicato, em julho foram atendidas mais de 9 mil pessoas, uma demanda que o servidor Kennedy Afonso acha superior ao número de pessoal. “Se tivéssemos uma agência em cada município a demanda seria diluída e os servidores da Capital não estariam sobrecarregados de trabalho”, destacou o servidor.
O INSS colaborou com mais de R$ 77 milhões na economia do Estado, no último mês, apontou o presidente do sindicato. “Imagina se tivesses em cada município uma agência do INSS? Para que as pessoas tenham acesso a seus direitos”.
Segurados
Por meio de nota, o INSS informou que quem não for atendido em um posto por causa da greve do INSS, terá a data remarcada. Ainda de acordo com o INSS, o reagendamento será feito pelas próprias agências. O segurado poderá confirmar a nova data pelo número de atendimento 135, no dia seguinte em que seria atendido.
De acordo com o órgão, para evitar prejuízo financeiro nos benefícios do segurado, será considerado a data originalmente agendada como o dia de entrada do requerimento.