Pular para o conteúdo

Projetos educacionais realizados em Brasileia viram tema de série de televisão

Experiências bem-sucedidas em salas de aula na escola municipal Elson Dias Dantas, em Brasileia, serão apresentadas através da série “Destino: Educação Brasil – Diferentes realidades. Diferentes respostas”, do canal Futura. O episódio com os alunos acreanos será transmitido nesta segunda-feira, 20, às 20h.

O município acreano conta com 23 mil habitantes e fica próxima à fronteira com a Bolívia, por conta disso, recebe muitos alunos bolivianos e de origem indígena. O Projeto Político Pedagógico da escola foi escolhido como melhor entre as escolas do município, virando uma referência. Outro ponto alto é a implantação do tempo integral no colégio.



Uma das protagonistas do episódio, Cauany Souza Amorim, 10 anos, aluna do quarto ano na instituição, se mudou recentemente com a família para a cidade, e tem na escola o seu lugar preferido em Brasileia. Após exibição do documentário no canal Futura, o programa poderá ser assistido em www.destinoeducacao.org.br

A série visa revelar histórias de sucesso de educadores, estudantes e famílias brasileiras que, apesar de um cenário muitas vezes adverso, encontraram soluções, dentro da escola, para despertar e manter vivo entre os estudantes o prazer de aprender, com resultados eficazes. Essa é a proposta do “Destino: Educação Brasil – Diferentes realidades. Diferentes respostas”, realizado pelo Futura em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) – Departamento Nacional. O programa conta com consultoria do Todos Pela Educação e da pedagoga e doutora em Educação Thelma Polon. A produção é da Cine Group com direção de Sergio Raposo.

A seleção das escolas considerou um conjunto de indicadores: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o percentual de alunos com aprendizagem adequada, a desigualdade educacional no município e a contribuição da escola para a aprendizagem dos alunos, tendo em vista o nível socioeconômico. A equipe do programa visitou escolas em 25 municípios brasileiros, das cinco regiões do país, que se destacaram como exemplos de transformação e educação básica de qualidade.

O programa visitou as seguintes cidades: Ibiraçu (ES), Saquarema (RJ), Teresópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Itapitanga (BA), Licínio de Almeida (BA), Cruzeiro da Fortaleza (MG), Carvalhópolis (MG), Claraval (MG), Santo Antônio do Planalto (RS), Vista Alegre do Prata (RS), Treze Tílias (SC), Quatiguá (PR), Curitiba (PR), Chapadão do Céu (GO), Monte Alegre de Goiás (GO), Costa Rica (MS), São Valério da Natividade (TO), Tanque do Piauí (PI), Jucati (PE), Lucas do Rio Verde (MT), São Paulo (SP), Holambra (SP), Brasiléia (AC), Belém (PA). (Com informações de Assessoria)

error: Conteúdo protegido!!!