O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), destacou o reconhecimento do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao papel do Brasil como potência global, durante entrevista coletiva concedida em Washington junto com a presidenta Dilma Rousseff. Para o líder, a fala do presidente da maior potência econômica e militar do planeta cala as oposição neoliberal capitaneada pelo PSDB e DEM e por setores da mídia, que veem o Brasil como país periférico e sem importância.
“A oposição brasileira precisa ouvir o que Obama falou e perder seu complexo de inferioridade. O PSDB e seus partidos aliados precisam reconhecer que o Brasil, com Lula e Dilma, avançou e se tornou um dos países mais respeitados do mundo”, disse Sibá. “O Brasil é um país respeitado, como apontou o presidente dos EUA, e precisaria ser visto assim por nossa oposição, que se comporta como aves de mau agouro”, completou o líder.
Sibá lembrou que a observação de Obama foi feita a propósito de comentário de jornalista da GloboNews , na entrevista, de que o Brasil se veria como potência global, ante a visão dos EUA de que seria apenas um ator regional. “Nossos jornalistas precisariam se informar melhor sobre o papel do Brasil no cenário mundial”, ressaltou.
O líder do PT observou ainda que o governo Dilma tem promovidos ajustes na economia como forma de fortalecer o País da turbulência da economia global. “Temos todas as condições de nos blindarmos contra a crise, nosso mercado interno é enorme e pode se expandir, os investimentos externos continuam , não há porque manter-se o pessimismo espalhado pela oposição e por parte da mídia’’, disse. “É graças às nossas potencialidades que o mundo olha para o Brasil e aqui quer investir”.