Os participantes vão se juntar a estudantes de todo o país, na Câmara dos Deputados Federais, para simular o processo parlamentar entre os dias 21 e 25 de setembro de 2015.
O programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) está na décima segunda edição e atua para despertar nos jovens a reflexão crítica sobre a importância da representação política. Para tanto, ao longo de uma semana, os parlamentares jovens brasileiros, assistem a palestras, participam de workshop e oficinas, além de seguir a rotina dos parlamentares: formam chapas, elegem a mesa diretora, elaboram pautas, reúnem-se em comissões e atuam nas sessões deliberativas.
Dos 78 selecionados, um é do Acre. O aluno que irá representar o estado em Brasília é Rodrigo de Paiva Soares, da Escola João Batista Aguiar, da cidade de Rio Branco. Seu projeto estabelece a obrigatoriedade das escolas públicas de ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino, incentivar e investir em Ciência e Tecnologia nas atividades escolares.
Neste ano, o programa Parlamento Jovem Brasileiro recebeu o número de 1.785 mil projetos.
Como participar
Para participar o aluno deve estar matriculado e frequentando regularmente o 2º ou 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares, ou o 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico integrado ao ensino médio e ter entre 16 anos e 22 anos. O estudante cria um projeto de lei e faz a inscrição na sua escola ou diretamente na Secretaria de Educação do seu estado. Compete à Secretaria de Educação proceder a avaliação e triagem inicial. Depois os projetos selecionados são encaminhados para a Câmara dos Deputados.
O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal segue a proporção de um para oito, ou seja, a cada oito deputados federais, seleciona-se um deputado jovem.
Outras informações podem ser obtidas na página do PJB no portal da Câmara dos Deputados ou na fan page do projeto.
www.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem https://www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro
(Zezé Garcia / Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados)