Há exatamente um ano, recebemos aqui na Paraíba a notícia de que nossa filha e irmã querida fora encontrada morta. Em meio à angústia, notícias desencontradas e dúvidas, tentamos comprar passagens para estar aí no Acre nesse momento, ao mesmo tempo em que tentávamos obter mais notícias e saber o que de fato acontecera, torcendo para que a notícia não passasse de uma brincadeira de mau gosto.
Não era. Nossa querida filha Silvia Raquel da Mota havia se tornado mais uma vítima da violência, de uma forma que causou comoção em todo o Estado. Comprada à passagem, um início de infarto, felizmente diagnosticado a tempo, impediu que viajássemos para os procedimentos do funeral, mas pessoas muito queridas cuidaram de tudo e nos mantiveram informados de todos os passos.
Hoje, passado um ano, a comoção que tomou conta do Acre naquele momento se diluiu em outros crimes contra a mulher e esses em muitos outros crimes contra a vida. A polícia, que eficientemente trabalhou no caso o encaminhou à Justiça e essa, em seu ritmo que é conhecido da população, e que lamentavelmente gera nessa uma sensação de frustração muito grande, ainda não deu encaminhamento ao caso.
Mas não é da Justiça que queremos falar, pois ela não será capaz de devolver o sorriso de nossa querida Silvia Raquel a nossa família, nem a seus alunos que sempre demonstraram muito carinho por ela. Queremos nesse momento ressaltar que, em vida, a filha, a irmã, a mãe, a engenheira e a professora eram todas uma mesma mulher alegre, cheia de vida e muito amada e que a saudade jamais se apagará, mas jamais suplantará o amor que persiste pra sempre em nossos corações.
A distância, que sempre nos foi motivo de tristeza, durante esse último ano foi especialmente difícil. Mas agradecemos muito às pessoas que, daí dessa terra que nos acolheu e que cuidou de nossa menina quando saímos, nos têm oferecido apoio, conforto e a certeza de que nossa Silvia Raquel viveu cercada de vida, de amor e de alegria.
Agradecemos ainda a todas as pessoas que têm oferecido amor, carinho e cuidado a nossos amados netos e sobrinhos C, S e V. Todos nós aqui amamos vocês.
Com carinho, com saudades e com amor dos pais e irmãos de nossa querida Silvia Raquel da Mota.