Pular para o conteúdo

Vacina antirrábica será oferecida neste sábado no Horto Florestal

Cães e gatos podem ser vacinados neste sábado. Equipes do Departamento de Controle de Zoonoses da secretaria de Saúde Municipal vão vacinar esses animais contra raiva. A vacinação antirrábica acontecerá no Horto Florestal, das 8h às 13h. A campanha de vacinação começou no dia 3 de agosto e se estende até dia 31 de outubro. A meta é vacinar 42 mil animais: 38 mil cães e 7 mil gatos.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da secretaria de Saúde de Rio Branco, Luana Esteves, umas das estratégias utilizadas é vacinar, a cada sábado, em locais de grande concentração de pessoas e fácil acesso. “No sábado passado fizemos no Mercado do bairro Seis de Agosto, onde conseguimos vacinar muitos animais. A ideia é que a cada sábado a s equipes estejam em um local diferente”, explicou.



Os animais que forem levados ao Horto Florestal neste sábado, receberão da Associação resgata Animal, coleiras com identificação. “Uma forma fácil de identificar os animais que se perdem”, comentou o diretor do departamento de Zoonoses, Everton Arruda.

De acordo com o secretário de saúde de Rio Branco, Otoniel Almeida, o número de casos humanos registrados por ano caiu de 173, em 1980, para 17 casos em 2003, uma redução significativa. Desde 2003 todas as unidades da federação disponibilizam, na rede de serviços de saúde, vacina para a profilaxia da raiva humana. “Em Rio Branco, o último caso de raiva humana aconteceu em 2000 e no Estado em 2003”. “Se controlarmos a raiva animal, não teremos casos de raiva humana”, conclui o secretário.

Vacinação nos bairros e residências
A campanha de vacinação antirrábica já atingiu 100% de cães e gatos vacinados na Cidade do Povo. As equipes de imunização já passaram nos bairros da Regional do Calafate: Novo Calafate, Ilson Ribeiro, Valdemar Maciel, Laélia Alcântara, Vila Betel, Residenciais São Miguel e Aroeira e Portal da Amazônia.

Nesse sábado, 22, a regional que haverá vacinação é a do Tancredo Neves, alcançando bairros como Alto Alegre, Xavier maia e Defesa Civil. O calendário dos bairros está sendo divulgado pelo site da prefeitura de Rio Branco: www.riobranco.ac.gov.br

A diretora de Vigilância Sanitária destaca que as pessoas que tiverem vários animais, ou vizinhos que queiram reunir os animais, poderão chamar as equipes de vacinação, em casa, através do telefone 3221-3561. No total, 54 equipes vão atuar na vacinação dos animais.

error: Conteúdo protegido!!!