Comerciantes que foram vítimas de um incêndio no final de 2013 e que trabalhavam nas proximidades do Mercado Aziz Abucater, na beira do rio, ofereceram um café da manhã ao prefeito Marcus Alexandre, pela ajuda e apoio na recuperação e construção de novos espaços.
Os comerciantes que ficaram em espaço improvisado por mais um ano atrás do mercado Aziz Abucater, agora, ganharam da prefeitura de Rio Branco um belo ambiente onde tem a oportunidade de trabalhar com dignidade. Os comércios são o Beiro Rio, a Casa do Ciclista, a Oficina de Motores Moto Maia e a Oficina Mecânica Beira Rio.
Do café da manhã oferecido pelos comerciantes participaram ainda a secretária municipal de Obras Públicas, Ana Cláudia Cunha Ramos e o secretário-adjunto Flávio Soares, além do presidente do Sindicato dos Camelôs e Feirantes, Luiz Carlos Juruna.
Em dezembro de 2013, catorze comércios que funcionavam nas proximidades do antigo lixão pegaram fogo. A partir de uma decisão do prefeito Marcus Alexandre em ajudar os trabalhadores a reconstruir suas vidas, quatro desses comerciantes ficaram uma área improvisada atrás do mercado e outros estão cadastrados para ir para o Shopping Popular.
Um outro problema resolvido pela prefeitura de Rio Branco foi um antigo lixão que funcionava atrás do mercado Aziz Abucater, que foi transformado pela prefeitura de Rio Branco em um comércio, dando dignidade e melhorando as condições de trabalho desses comerciantes que foram atingidos pelo incêndio.
A transformação do lixão em comércio foi comemorada não apenas pelos os que foram vítimas do incêndio, mas também por outros comerciantes que trabalham nas pensões dentro do mercado Aziz Abucater. Entre eles está a dona Odília Sampaio, proprietária de um restaurante.
Segundo ela, que trabalha há mais de quinze anos no local, nunca um prefeito tinha atendido as reivindicações dos comerciantes. “Estou muito grata porque agora no lugar do lixão tem essas lojas e antigamente os clientes reclamam por conta do mau cheiro, o que prejudicava muito o nosso comércio”, disse.
Seu Antônio Mesquita Abreu é um dos comerciantes que foram vítimas do incêndio de 2013. Proprietário da Casa do Ciclista, ele trabalha no local há mais de vinte anos e disse estar contente porque o prefeito Marcus Alexandre honrou o compromisso assumindo com os trabalhadores.
“Agora ficou muito mais seguro para a gente trabalhar, além de visível, nos possibilitando uma melhor condição, também o incremento nas próprias vendas”, fez questão de destacar.
Mas a homenagem que fez o prefeito Marcus Alexandre se emocionar foi feita por Seu Francisco Carlos Belarmino, que juntamente com a sua esposa, Tereza Belarmino, são proprietários do Comercial Beiro Rio. Ele leu uma carta de agradecimento pelo trabalho e o empenho do prefeito em ajudar na reconstrução dos comércios e também no dia do incêndio, onde o prefeito estava presente a ajudou pessoalmente os comerciantes.
“Temos um prefeito digno de orgulho e, por isso, queremos agradecer o apoio que nos foi dado desde os abrigos improvisados até a instalações das redes telefônicas. Seria bom se em todas as cidades tivesse um prefeito igual ao senhor”, disse seu Belarmino.
“Eu divido com a nossa equipe esses agradecimentos e homenagem porque ninguém faz nada sozinho. São pessoas que nos ajudaram e nos ajudam a enfrentar os desafios, principalmente porque não sabíamos que teríamos um ano tão difícil, tendo que enfrentar uma cheia histórica do rio Acre. Mas os problemas estão aí para serem enfrentados e o mais importante é a gente acreditar e vocês acreditaram”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre.