O Acre é pequeno, mas abusado. Abusado e cultural. Após muitas articulações e conversas com o Ministério da Cultura (MinC), o Governo do Estado vai receber, através do Instituto Dom Moacyr (IDM), com quatro cursos técnicos inéditos em segmentos culturais para o 2º semestre deste ano. Os cursos técnicos são: em Teatro (25 vagas); em Artes Visuais (20 vagas); em Composição e Arranjo/musical (20 vagas); e em Produção de áudio e vídeo (30 vagas). Todos serão ministrados na Usina de Artes.
Os cursos de Cultura disponibilizarão 95 vagas. Suas cargas horárias serão de 800 até 1.500 horas. São destinados para estudantes a partir do 2º ano do Ensino Médio que tenham 15 anos ou mais, conforme é estabelecido por critérios de uma portaria do Ministério da Educação (MEC).
Em outras palavras, eles devem ser feitos de forma paralela aos estudos do Ensino Médio. E esta é uma das características que a diretora-presidente do IDM, Rita Paro, mais destaca. “Os cursos técnicos são um grande avanço para o País. E o Acre foi o único estado do Brasil que teve quatro cursos técnicos no campo da Cultura. Estamos lisonjeados. Houve um esforço muito grande por parte da FEM, na figura da presidente Karla Martins. E o que eu sempre costumo dizer é que os jovens agora tem a oportunidade de fazer o curso técnico e podem sair com dois diplomas na mão: um da Educação básica e um técnico”, frisou a gestora do IDM.
A vantagem destes dois diplomas é que o jovem termina o Ensino Médio pronto para fazer o Enem, com planos de ingressar no Ensino Superior, ao mesmo tempo em que ele também já pode usar os conhecimentos adquiridos no curso técnico para também entrar no mercado de trabalho. “Estas duas coisas podem acontecer de forma concomitante”, acrescentou Rita.
Ficou interessado? É hora de saber mais sobre as inscrições para conseguir estas 95 vagas. A diretora-presidente adiantou que o IDM já está com o seu calendário marcado para os novos cursos. Antes das vagas para os alunos, Rita explica que haverá a formação para os mediadores dos cursos, que deve acontecer entre 31 deste mês até o dia 4/9. Neste período, começo de setembro, serão abertas as inscrições, sendo que as seleções serão feitas por meio de sorteios.
A aula inaugural será no dia 16 de outubro. Antes disso, o IDM publicará o resultado final dos selecionados, lançará o resultado no Diário Oficial, fará análises de recursos, os sorteados vão assinar um termo de compromisso para com o curso, etc. Já no dia 19 de outubro, uma segunda-feira, começarão de vez as aulas para os cursos técnicos culturais e de outras áreas.
Eles vão durar até o fechamento do ano letivo escolar.