24 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

24 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Com o vencimento dos visto concedidos aos imigrantes, Conselho Nacional de Imigração renova concessão

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
13/08/2015 - 15:24
Refugiados haitianos
BRASILEIA, ACRE, 23-01-2014 ? Mais de 1,2 mil que estão nesse momento no abrigo improvisado na Brasileia, distante 220 km da capital Rio Branco. Causa preocupação aos órgãos governamentais. A proposta de fechamento da fronteira.O prob

Refugiados haitianos BRASILEIA, ACRE, 23-01-2014 ? Mais de 1,2 mil que estão nesse momento no abrigo improvisado na Brasileia, distante 220 km da capital Rio Branco. Causa preocupação aos órgãos governamentais. A proposta de fechamento da fronteira.O prob

Manda no zap!CompartilharTuitar

Com o fim do prazo para concessão de visto humanitário para os imigrantes haitianos, nas embaixadas do Brasil em Porto Príncipe (Haiti) e em Quito (Equador), o Conselho Nacional de Imigração (CNIg), aprovou por unanimidade em reunião realizada na quarta, 12, a renovação por mais 12 meses, do procedimento a contar do próximo dia 30 de outubro.

A Resolução Normativa Nº 97 que trata da concessão de visto humanitário para os imigrantes, vigora desde janeiro de 2012. A decisão de prorrogar a resolução teve o apoio e a manifestação favorável dos representantes dos empregadores, trabalhadores, governo e demais organizações da sociedade civil, por considerarem que “o Brasil deve manter uma normal legal que assegure a entrada regular destes trabalhadores e a sua acolhida, por razões humanitárias”.

De acordo com números do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Brasil emitiu até julho deste ano, aproximadamente 26 mil vistos humanitários para imigrantes haitianos, sendo 20 mil em Porto Príncipe e outros 6 mil em Quito. Na embaixada  em Porto Príncipe, o MRE emite mensalmente, cerca de 2 mil vistos para imigrantes haitianos.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Segundo o presidente do CNIg, Paulo Sérgio de Almeida esta medida se junta a outras adotadas pelo Governo Federal. “O aprimoramento o ingresso de haitianos, através da expedição de visto pela embaixada do Brasil em Porto Príncipe  pode vir a desestimula o ingresso sem visto pela fronteira terrestre, via Estado do Acre”, ressalta.

Evitar que os haitianos caiam nas mãos de traficantes e coiotes é uma das maiores preocupações do Ministério das Relações Exteriores. Apesar de todas as dificuldades, o Governo do Acre oferece alojamento, atendimento médico, comida e assistência social. O Estado já recebeu quase 40 mil imigrantes em três anos.

Conforme o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, se não tiver problema com a documentação, cada haitiano fica no Acre, em média, por 15 dias. Segundo ele, o número de haitianos que chegam de forma irregular está diminuindo, mas o governo ainda tem desafios, como assegurar dinheiro para melhorar a estrutura física do abrigo e melhorar a inserção social do imigrante e até a comunicação, visto que não há sequer um profissional para fazer a tradução.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Comarca de Plácido de Castro condena réu a oito anos de prisão pela prática de estupro

Próxima Notícia

Mais um acusado de participar dos atentados em Tarauacá é preso

Mais Notícias

Foto: Neto Lucena/Secom
6º destaque

Sine oferta 150 vagas nesta segunda-feira; veja quais

24/11/2025
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Sol com nuvens e pancadas de chuva marcam esta segunda-feira no Acre

24/11/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
2º destaque

Gladson entrega Ponte da Sibéria e destaca garantia do “direito de ir e vir” aos moradores

23/11/2025
Acre está entre os 10 estados com maior proporção de empresas de alto crescimento, aponta ranking
Destaques Cotidiano

Acre está entre os 10 estados com maior proporção de empresas de alto crescimento, aponta ranking

23/11/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
5º destaque

Moradora acompanha inauguração da ponte da Sibéria em Xapuri e relembra sonho da família: ‘nova história’

23/11/2025
Foto: Alefson Oliveira/Secom
6º destaque

Ponte da Sibéria terá tráfego liberado por etapas; veja como vai funcionar

23/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Entre os indiciados estão mulher, adolescente e outros quatro adultos. (Foto: Divulgação)

Mais um acusado de participar dos atentados em Tarauacá é preso

Atletas que não atuaram contra o Náutico/RR participaram de jogo-treino no CT José de Melo, nesta terça . (Foto: Murilo Lima)

Rio Branco/AC volta aos treinos com problemas no setor defensivo

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre