23 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

23 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

MPE, através do Gaeco, barra a progressão de regime e Hildebrando deve permanecer preso

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
06/08/2015 - 20:31
MPE, através do Gaeco, barra a progressão de regime e Hildebrando deve permanecer preso
Manda no zap!CompartilharTuitar

Apesar de toda expectativa em torno da saída do ex-deputado e ex-coronel da Polícia Militar do Acre, Hildebrando Pascoal, do presídio nesta quarta-feira, 5, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) acatou o mandado de segurança com pedido de liminar do Ministério Público Estadual do Acre (MPAC), que derrubou a decisão da juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, que concedia a progressão de pena para o regime semiaberto do acusado de chefiar o esquadrão da morte. Com isso, Hildebrando permanece preso.

O desembargador de Justiça, responsável pela decisão da permanência de Hildebrando no presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves foi magistrado Roberto Barros. O MPE já havia emitido parecer contrário à progressão de regime.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

De acordo com o mandato de segurança impetrado no Tribunal de Justiça pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), “a decisão proferida pelo Juízo da Execução Penal merece ser reformada, posto que a jurisprudência consolidada dos Tribunais Supe-riores admite o exame criminológico diante da peculiaridade do caso em concreto”.

Os promotores de Justiça e membros do Gaeco, Danilo Lovisaro e Marcela Ozorio, se amparam em Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal.
A juíza Luana Campos não teria seguido a orientação do MP para que fosse realizado repetidamente o exame criminológico, teste realizado para apontar se o detento está apto a ser liberado para ter
acesso ao regime de progressão de pena.

Os promotores alegam ainda que “é irrefutável que no caso sob exame o apenado (representa elevada periculosidade e, por isso, não deveria ter sido obstada a possibilidade de submetê-lo ao exame criminológico). A decisão afronta a razoabilidade, pois a magistrada se calcou em apreciações de cunho meramente subjetivo e que estão em desarmonia com o histórico do apenado”.

De acordo com MPE, “a personalidade violenta do apenado é fato público e notório, tendo sido inclusive exposta em rede nacional de televisão, não sendo crível que se possa fazer tabula rasa de um fato tão explícito e conhecido da comunidade local e nacional”, diz o mandado de segurança, ao citar o crime cometido contra o mecânico que teve os membros decepados com motosserra.

Os integrantes do Gaeco do não se manifestaram sobre a cassação da decisão. De acordo com TJAC por enquanto a saída de Pascoal está suspensa. “Esse processo agora vai ser apreciado por um colegiado. Até agora o mandando de segurança foi uma decisão particular e agora vai ser uma decisão coletiva da Câmara Criminal”, explicou a assessoria do Tribunal.

Decisão na Câmara Criminal    
A semiliberdade de Hildebrando deverá ser avaliada pela Câmara Criminal que se reuniria hoje, o que não ocorrerá devido o feriado de 6 de agosto. Assim, o ex-coronel da Polícia Militar do Acre, permanecerá mais uma semana na carceragem aguardando a próxima sessão, que tem previsão para ocorrer no dia 18.

Ao saber que não iria para casa, Hildebrando passou mal
Ao saber que não iria sair da prisão, Hildebrando Pascoal, 63 anos, passou mal e teve que ser medicado. Ao longo dos anos, ele já apresentou vários sinais de que possui uma saúde fragilizada.

O ex-deputado e ex-coronel da Polícia Militar do Acre está preso há 16 anos no presídio de segurança máxima. Ele cumpre pena por tráfico, tentativa de homicídio e corrupção eleitoral. Em 2009, ele foi condenado pela morte de Agilson Firmino, o ‘Baiano’, caso que ficou conhecido popularmente como ‘Crime da Motosserra’. As condenações todas somam mais de 100 anos.

A reportagem do jornal A GAZETA conversou com a advogada Fátima Pascoal, cunhada de Hildebrando. Segundo ela, o ex-coronel está com muitos problemas de saúde. “Ele está muito debilitado, precisa de ajudar para se locomover”, disse. A advogada entrou com pedido de prisão domiciliar e aguarda o parecer do novo pedido.

Nas redes sociais internautas criam página “Soltem o Hildebrando Pascoal”
A polêmica possível soltura do homem, que já foi tido como um dos mais perigosos do Acre, chegou as redes sociais. Intitulada “Soltem o Hildebrando Pascoal”, a página no Facebook já possui mais de 1,6 mil curtidas.

Vários internautas defendem que o ex-coronel possa ter o direito como qualquer outro detento a progressão de regime. “Curtam a página para que leve a vontade do povo a influenciar a decisão do Tribunal de Justiça do Acre”, assim o usuário é convidado a participar da página.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Governo lança Minha Casa, Minha Vida 3 em setembro, e Acre tem prioridade

Próxima Notícia

Deputado pede que Aleac viabilize plano de ação para evitar que BR-364 fique sem tráfego

Mais Notícias

Foto: Ascom/Ieptec
Geral

Ieptec convoca aprovados em seleção de bolsistas para atuação em cursos técnicos no Acre

23/02/2026
Foto: Andryo Amaral/Detran
2º destaque

Detran-AC divulga lista de instrutores autônomos credenciados para formação de condutores; Veja nomes

23/02/2026
Foto: Vitor Paiva
5º destaque

Mailza Assis nega privatização do Hospital de Brasileia e afirma manutenção do atendimento pelo SUS

23/02/2026
Leilão será realizado exclusivamente online. Foto: Arquivo
Destaques Cotidiano

Leilão do Detran-AC oferta mais de 100 veículos com lances a partir de R$ 372

23/02/2026
Estudantes do Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE
6º destaque

Acre inicia ano letivo com 60 escolas em tempo integral e mais de 130 mil alunos na rede estadual

23/02/2026
Casa do Artesanato está localizada na Gameleira, no espaço da antiga Galeria de Arte Juvenal Antunes. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
Destaques Cotidiano

Artesãos do Acre terão 10 vagas para expor em feira nacional em São Paulo; seleção é aberta

23/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Deputado pede que Aleac viabilize plano de ação para evitar que BR-364 fique sem tráfego

Deputado pede que Aleac viabilize plano de ação para evitar que BR-364 fique sem tráfego

Deputado Eber Machado pede fiscalização no transporte escolar rural

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre