X

Setembro começa com forte chuva e queda de granizo

Marília registrou o tamanho das pedras de gelo durante temporal. (Foto: Marilia Gurgel)

Setembro é o último mês do inverno acreano. Na terça-feira, 1º, uma forte chuva atingiu a Capital e, em alguns locais foram registradas quedas de granizo. Segundo o site O Tempo Aqui, não há motivos para preocupação de uma seca prolongada no Estado.

Em Rio Branco, a média de chuvas para esse mês é mais que o dobro do mês de agosto, chuvas acima de 100 mm podem ser registradas. Durante os 30 dias desse mês poderão ocorrer temporais, com chuvas intensas localizadas, fortes ventanias, descargas elétricas e eventuais quedas de granizo.

Natural de Guaxupé (MG), a estudante de jornalismo, Marília Gurgel, conta que estava no trabalho, quando a forte chuva começou a cair, nessa terça-feira, 1º. Ela ouviu um “burburinho” no corredor e foi verificar o que estava acontecendo. “Granizo no Acre! Em quase nove anos tendo o Acre como lar e nunca tinha visto. Onde nasci eu havia presenciado várias vezes, mas aqui? Com o calor que está fazendo? Foi lindo de se ver”, contou entusiasmada.

Ainda de acordo com o site, existe a possibilidade, ainda que pequena, de frentes frias mais intensas atingirem o Estado. Na Capital, as temperaturas mínimas devem chegar até 20,9ºC; a e as temperaturas máximas até 32,8ºC.

A Gazeta do Acre: