A deputada Leila Galvão (PT) parabenizou o governo do Acre pelo resultado alcançado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O projeto, que foi criado pelo governo federal em 2011, tem como principal objetivo aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para os acreanos.
Na ocasião, a deputada destacou que os municípios mais distantes da capital acreana também são contemplados com o Pronatec, através do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi (IDM).
“As unidades descentralizadas do IDM se multiplicaram e novos cursos de formação inicial e continuada são oferecidos nas mais diversas áreas profissionais, levando-se em conta as peculiaridades e as necessidades de cada localidade”, disse.
Ela citou que na região do Alto Acre, o Instituto Dom Moacyr, em parceria com Secretaria de Estado de Educação (SEE), projetos dos cursos de Educação Profissional.
“Tenho muita afinidade com esta ação. Os cursos de Educação Profissional são uma política pública voltada para as jovens, uma política do governo federal que obteve um avanço significativo nos últimos três anos e que foi abraçada pelo governo do Acre. Tião Viana tem se esforçado para garantir o sucesso desse projeto e isso merece ser reconhecido”, disse.
De acordo com a deputada, somente este ano os cursos de Educação Profissional terão mais de 3.000 participantes.
“Esse projeto é muito motivador. Só este ano 4.000 jovens farão diferentes cursos de formação inicial e continuada ofertados pelo Instituto Dom Moacyr. Fiquei muito feliz que a região do Alto Acre tenha sido contemplada com esse projeto”, concluiu.