O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma iniciativa nacional inédita. O Movimento visa estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A iniciativa é do Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios para fortalecer a economia. No Brasil, mais de 10 milhões de empresas faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano.
O projeto estabeleceu como data oficial o dia 5 de outubro, dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Segundo a gerente da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae/Ac, Soraya Neves, este momento de crise que o país está vivendo é propício para incentivar e fortalecer a economia. “Todo dia é dia de comprar do pequeno negócio, mas dia cinco de outubro convidamos toda a população a participar do Movimento”, disse.
A campanha de mobilização começou no dia 21 de outubro e termina hoje, 26. Durantes esses dias, foram realizadas palestras, distribuição de material educativo, mobilização com artistas populares, orientação e conscientização da importância do movimento. Tudo para preparar os empresários para atender ainda melhor o cliente. “Nós o preparamos para oferecer um preço melhor, um atendimento de qualidade, pois é preciso estar preparado para atender o consumidor”, explicou Neves.
A gerente destacou que o Movimento enumerou cinco razões para comprar dessas empresas, são elas: 1 – É perto da sua casa; 2- É responsável por 52% dos empregos formais; 3- O dinheiro fica no seu bairro; 4- O pequeno negócio desenvolve a comunidade; 5- Comprar do pequeno negócio é um ato transformador; Ela acrescentou ainda que “contribui para reduzir a emissão de gases poluentes, se é próximo de casa você não precisa se deslocar de carro.”
Ainda de acordo com Neves, a receptividade da comunidade e dos empresários tem sido positiva. A expectativa é que os resultados superem o esperado. “Nós fizemos um grande chamamento, um grande apelo à população, acredito que vamos ter resultados muito bons”, falou Neves.
As micro e pequenas empresas representam cerca de 95% do total de empresas brasileiras. Essas empresas respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada. “Há 42 anos, o Sebrae prepara o empreendedor para melhorar a gestão das empresas, para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores. Agora é a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, ressaltou o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.
Neste sábado, 26de setembro, último dia da mobilização para o Movimento Compre do Pequeno Negócio, a equipe do Sebrae vai realizar atividades no Mercado Elias Mansour, no semáforo do Terminal Urbano e na feira de Pequenos Negócios, no Novo Mercado Velho. “Nós queremos que a sociedade reflita do papel e da importância de comprar de pequenos negócios”, concluiu Neves, gerente da unidade de Orientação Empresarial do Sebrae/Ac.