Pular para o conteúdo

Rio Branco sedia abertura do ‘Festival Música na Estrada’

 A 5ª edição do Festival Música na Estrada começa em Rio Branco. A abertura é dia 8 de outubro, às 20h, no Teatro Plácido de Castro, com a apresentação da Camerata Sinfônica do Pará. A programação continua com os espetáculos: Corpo de Dança do Amazonas, André Dantas Trio, M.A.P.O. Big Band, nos dias 9, 10,11 de outubro respectivamente. Todos os shows começam às 20h e a entrada é gratuita. Além dos shows, a programação prevê ainda, oficinas de aprimoramento musical.

O festival que nasceu em 2011, levará ainda, os espetáculos para Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém e Porto Velho. A ideia da Kmmitment Produções Artísticas é promover conexão das artes entre os seis estados da Amazônia e, viajar para levar integração cultural à região norte do país. A expectativa de público da organização é de aproximadamente 12 mil pessoas.



“Através desse intercâmbio a região pode crescer culturalmente, e a longo prazo podemos criar um novo mercado que contemple conteúdos de todas as regiões do Brasil e até de outros países. Objetivamos sensibilizar a iniciativa privada, os governos municipais e estaduais a investirem no projeto. A região tem um grande potencial”, explicou o diretor da Kommitment, Fernando Ramos.

Ramos salienta que o ‘Música na Estrada’ é o maior projeto de arte e música na Amazônia e que, após quatro edições destinadas a musica de concerto e oficinas instrumentais, o Festival amplia sua proposta artística abrindo espaço para a música instrumental e artes cênicas. Além disso, o projeto realiza as tradicionais oficinas de aprimoramento musical.

Internacionalização do Festival

De acordo com o diretor, um dos projetos dentro do Festival é buscar a artistas internacionais, para também contribuírem com o intercambio proposto pelo evento. Ele destaca que na edição deste ano, na programação de Macapá e Belém, a presença do gaitista Robert Bonfiglio. “Essa é uma raríssima oportunidade dos brasileiros de escutarem uma peça de seu conterrâneo Vila Lobos, uma peça muito tocada lá fora, pelo Robert”, comentou.

Fernando Ramos revela que a partir de 2016, o projeto irá buscar jovens com talentos e bem dotados de qualidades diferenciadas para representar as seis principais cidades do Norte, para formar uma camerata. O objetivo é levar esses jovens para Os Estados Unidos ou Europa, fazer um intercambio de aproximadamente um mês, em um país com tradição orquestral.

“Dentro de um conceito de curso de verão, esses jovens poderão fazer música ter aulas, promover trocas de experiência, terem oportunidade de crescimento e amadurecimento, até para saber se a música é o caminho escolhido por eles”, contou o diretor da Kmmitment Produções Artísticas.

Oficinas

O diretor Fernando Ramos, destaca a importância de participar das oficinas de aprimoramento musical. “Nós sabemos que a qualidade de ensino pode melhorar, e é nesse sentindo que nós estamos levando para Belém os chefes da Orquestra Sinfônica da Paz, professores como ‘Negrão’, o ‘Guedes’, altamente qualificados, músicos, eles são fantásticos, excelentes professores. Nós também vamos levar esses professores para Rio Branco”, disse.

Ramos convida ainda os demais músicos da Capital para participar das oficinas, seja de forma ativa (tocando), ou passiva (escutando). E, claro, todos os interessados também estão convidados a participar das oficinas, inclusive de toda a programação do Festival. “É legal que toda essa galera jovem, e os músicos em geral, participem das oficinas. As inscrições poderão ser feitas através do site: www.musicanaestrada.art.br”, afirmou o diretor.

DIAGRAMAÇÃO – FAZER UM BOX

Programação Artística – Rio Branco (6 a 11 de outubro)

* Oficinas musicais;

* Camerata Sinfônica do Pará (Belém) – 8/10, às 20h, no Teatro Plácido (Teatrão);

* Corpo de Dança do Amazonas (Manaus) – 9/10, às 20h, no Teatro Plácido Castro;

* André Dantas Trio (Rio Branco) – 10/10, às 20h, na Usina de Arte João Donato;

* MAPO Big Band (Porto Velho) – 11/10, às 20h, na Usina de Arte João Donato;

 

error: Conteúdo protegido!!!