X

Novo projeto de lei divide opinião entre empresários

 O novo projeto de lei do vereador Fernando Martins (PCdoB), proíbe o uso de placas informativas ou impressão em bilhetes e cupons, em estacionamentos ou similares, de mensagens em que as empresas negam responsabilidade por danos materiais ou objetos deixados dentro dos veículos. O projeto está aguardando apreciação na comissão de constituição e justiça (CCJ) da câmara Municipal de Rio Branco e já divide opinião entre os empresários acreanos.

Se aprovada, a lei que responsabiliza os estacionamentos comerciais se estenderá também aos estacionamentos gratuitos e serviços de manobristas oferecidos em shows, eventos bares e casas noturnas.

Para a gerente de uma loja de departamentos, localizada no Centro, Mileide Figueiredo, se aprovada, a lei poderá trazer prejuízos às empresas que possuem estacionamento próprio. Ela conta que o estacionamento da loja conta com câmeras de segurança e, situações de danos materiais são comuns. “Muitas pessoas são espertas, sem índole, deixam o carro aberto, por exemplo, elas vão querer se apoiar nessa lei. Para a empresa vai ser complicado”, justificou.

Em contraposição, o gerente de uma ótica, que também possui estacionamento próprio Luiz Vasconcelos, a aprovação da lei vai trazer mais segurança aos clientes. Para ele, esse é um direito do cliente. Porém, o gerente destaca que muitas pessoas estacionam o carro e não são clientes da loja e, esse fato pode afetar a empresa.

O estacionamento da ótica conta com um segurança, que sempre avisa aos ‘desatentos’ que a empresa não se responsabiliza pelos carros deixados no estacionamento. “Se a lei for aprovada, vamos tomar medidas mais drásticas quanto a essas pessoas”, afirmou Vasconcelos.

“Nós já nos responsabilizamos por todos os carros”.

Alguns estacionamentos privados da Capital já se responsabilizam pelos carros e motos estacionados. Responsável por um estacionamento privado, Anderson Santos, afirma que o proprietário sempre se responsabilizou por qualquer dano causado aos veículos ou objetos de valores deixados no interior dos carros.

Por R$ 3 a hora ou fração, o estacionamento oferece segurança total. “Já aconteceu de um motorista com o braço quebrado cair, e não conseguir segurar a porta e amassar o carro do lado. Nós pagamos o conserto de R$ 400. Tudo aqui é responsabilidade nossa”, garantiu Santos.

Estacionamento do Via Verde Shopping

Durante as entrevistas, após explicar o lado da empresa, a reclamação dos entrevistados era a mesma: “o estacionamento do shopping nunca se responsabiliza por nada”. Reclamações de furtos, prejuízos como amassado, retrovisor quebrado, pneu furado são comuns vindos dos clientes do shopping que precisam deixar os carros ao “léu”.

O gerente da ótica, Vasconcelos, afirmou que várias vezes seu carro foi danificado no estacionamento do shopping. “Já quebraram o retrovisor, já arranharam meu carro. Quando vamos procurar a administração eles dizem que o shopping não tem responsabilidade alguma com os veículos. É terrível! Como cliente, se estou utilizando do espaço da loja, nada mais justo do que ter total conforto e comodidade”, contou.

A Gazeta do Acre: