X

Operação Visionário: Polícia prende trio da ostentação em Rio Branco

Investigadores da Delegacia Itinerante do Acre comandados pelo delegado Robert Alencar deflagraram na tarde de segunda-feira(31) a Operação Visionário que prendeu três homens suspeitos de integrar uma quadrilha de clonagem e revenda de veículos e apreendeu cinco carros, uma moto e um jet-ski.

De acordo com informações da polícia, a quadrilha já era investigada há cerca de três meses. A tarde de segunda-feira culminou com a prisão de José Jailton de 35 anos, Marcelo Felix, de 34 anos e Rafael Cristian Nunes, 19 anos, um quarto integrante continua foragido.

Segundo o delegado Roberth Alencar os três homens integravam uma quadrilha que atuava há mais de cinco anos no estado do Acre.

A especialidade da quadrilha era adquirir veículos novos através de financiamento bancários dolosos, pois não pagavam as prestações e revendiam os veículos adquiridos em outros estados por valores 40% abaixo do valor de mercado no Acre, o que a quadrilha chamava de “finam”.

“O finam é um veículo adquirido através de financiamento bancário e, de forma dolosa, eles deixam de pagar as parcelas e revendem para terceiros apenas com procuração. O veículo continua em nome do primeiro proprietário e acaba passando por dezenas de outros proprietários que adquirem por valores abaixo do mercado.

Outro método criminoso utilizado pela quadrilha era o chamado “placa dobrada” onde é colocado no veículo a placa de outro carro com as mesmas características e assim os criminosos não são pegos em blitz e a origem ilícita do veículo não é descoberta.

Os três presos nesta operação, segundo a polícia, eram conhecidos nas noites de Rio Branco, pois costumavam ostentar em festas e participavam com frequência de ambientes da alta sociedade onde faziam questão de esbanjar dinheiro e se apresentavam com veículos novos e alguns carros importados.

Dentro os veículos apreendidos um é blindado e teria sido adquirido através da dobragem de placa.

A Gazeta do Acre: